HojePR

Marketing: uma ferramenta para a evolução constante

21/10/2024

Vivemos em uma era onde mudanças são a única certeza. Tive um gestor que dizia que “as mudanças fazem parte do processo e por isso precisamos entendê-las e não temê-las.” Tudo está em mudança o tempo todo: o comportamento dos consumidores, as tecnologias disponíveis, as ferramentas e as demandas do mercado.

Nesse cenário, as empresas que se destacam são aquelas que reconhecem a importância de se adaptar rapidamente e evoluir continuamente. Mas a empresa precisa estar à mercê de qualquer mudança e mudar junto? Não! Uma empresa bem planejada tem valores e posicionamentos firmes, independente do cenário. Mas com um posicionamento sólido ela é capaz de movimentar-se da forma correta e no caminho adequado para não só continuar atendendo ao seu público alvo que compartilha dos mesmos valores, mas também seguir fiel às suas origens e continuar crescendo e faturando alto, independente de quaisquer mudanças.

Uma estratégia de marketing sólida prepara a empresa para passar com confiança nas ondas dessas mudanças. Muito mais do que uma ferramenta de promoção, o marketing é um guia estratégico para posicionar o seu negócio em um ambiente dinâmico e competitivo.

Fiz uma pesquisa recentemente nas minhas redes sociais e foi mostrado claramente o que eu já sabia: a imensa maioria das pequenas empresárias ainda vê o marketing apenas como uma ferramenta de divulgação para os seus produtos e serviços. No entanto, o verdadeiro poder do marketing vai muito além. Trata-se de uma ampla ferramenta estratégica que cuida de várias etapas da empresa, entre elas:

– Reconhecimento de um nicho de mercado;

– Criação de produtos que atendam a esta necessidade;

– Definição de perfil de público que consumiria e pagaria por este produto;

– Formas eficazes de tornar este produto conhecido;

– Definição de pontos de vendas;

– Definição de abordagens e neutralização de objeções no processo de vendas;

– Precificação adequada;

– Análises constantes de mercado e das ações da concorrência;

– Construção de uma comunicação eficaz com o seu público-alvo para que este público passe a desejar o seu produto e comprá-lo repetidas vezes;

– Relacionamento com o cliente para que ele permaneça fiel à marca.

– Entre diversas outras ações.

Quando a empresa estabelece uma estratégia de marketing sólida, considerando pelo menos os pontos acima, ela cria uma identidade forte que permite a sua flexibilidade e adaptação necessária para enfrentar os desafios de um mercado em constante mudança.

Ter uma estratégia de marketing robusta não significa apenas saber promover seu produto, mas sim estar atenta às tendências do mercado, aos novos comportamentos dos consumidores e às mudanças tecnológicas. Hoje, mais do que nunca, a capacidade de adaptação é fundamental. As empresas que não conseguem evoluir e se adaptar aos novos cenários ficam, na melhor das hipóteses, estagnadas. Isso, quando não encerram de vez as suas atividades, como já vimos acontecer com gigantes do mercado internacional como Kodak, Xerox, Blockbuster, que simplesmente não deram a devida importância às mudanças que o seu mercado estava sinalizando.

O marketing é uma área que exige aprendizado contínuo. O que funcionava há um ano pode já não trazer os mesmos resultados hoje. Técnicas que eram inovadoras no passado podem se tornar obsoletas em questão de meses. Esse cenário exige que as empresárias estejam sempre em busca de novas formas de engajar e entregar valor para seus clientes, porém, estas ações devem ser baseadas em um planejamento completo, adequado e real.

Acompanhar as tendências e entender como aplicá-las ao seu negócio pode fazer toda a diferença. Mas isso não significa simplesmente adotar as mais novas tecnologias, mas principalmente entender o comportamento do consumidor e como sua marca deve se adaptar ao cenário sem perder a sua identidade.

Leia outras colunas da Ana Claudia aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *