As férias escolares estão quase terminando e é impossível não refletir em quanto uma mãe empresária precisa se desdobrar para atender os filhos e manter o seu negócio operando normalmente ao mesmo tempo. Ser mãe e empresária é um desafio que muitas mulheres encaram todos os dias. De um lado, há a responsabilidade de manter um negócio funcionando e crescendo. Do outro, a família precisa de atenção, cuidado e presença. O dia parece curto demais para dar conta de tudo, e a sensação de culpa por não conseguir dar o seu 100% em tudo que se propõe a fazer pode se tornar uma companheira constante. Mas, com um planejamento bem definido é possível encontrar equilíbrio e satisfação dentro da posição de mãe e também da posição de empresária.
O primeiro passo é entender e se conscientizar que você não precisa fazer tudo sozinha. Digo conscientizar, porque muitas vezes nós sabemos! Mas não temos coragem e nem condições de delegar algumas tarefas. Assumir que você precisa ser uma supermulher capaz de dar conta de tudo só tem um destino: deixar você sobrecarregada. Delegar tarefas, tanto no trabalho quanto em casa, é fundamental. Se você não tem uma equipe ainda, busque automatizar processos, iniciando pelos mais simples. Ferramentas de gestão de tarefas e agenda podem ajudar a manter tudo organizado e reduzir o tempo gasto em funções operacionais. Em casa, dependendo da idade das crianças elas também podem ter tarefas que aliviam o seu dia a dia. Pode parecer pouco, mas o fato de guardar a louça, arrumar o próprio quarto, tirar o lixo, não só divide as tarefas, mas você está ensinando os seus filhos a serem pessoas funcionais, com responsabilidades e eles passarão a dar mais valor ao que você faz.
O outro passo é estruturar a rotina com um planejamento simples, mas eficaz, de forma que possa ser facilmente executado e que realmente facilite o seu dia a dia. Especifique 3 atividades por dia que devem ser realizados no trabalho e 3 atividades que devem ser realizadas em casa. Estas são as prioridades e que não podem deixar de serem feitas: uma prospecção de clientes, uma reunião agendada, etc. E em casa, o jantar com todos da família juntos, um filme ou uma série com os filhos e um tempo a sós com o marido. Definir prioridades simples evita a sensação de estar sempre apagando incêndios ou a falsa idéia de que o seu dia não rendeu o que deveria. Não queira estar 100% presente em tudo ao mesmo tempo. Isso gera estresse e diminui a produtividade. Ao estabelecer horários, você consegue ser mais produtiva no trabalho e mais presente na família.
Mesmo em meio a tantas atividades, sempre há o foco nas vendas da empresa. Quando for pensar em como divulgar o seu negócio, siga o seu planejamento de marketing porque ele tem o objetivo de fazer você se comunicar de forma estratégica dentro do seu posicionamento, de forma a atrair sempre o seu cliente ideal para novas vendas. Você não precisa se sentir pressionada a estar em todas as redes sociais, postando conteúdos diários. Saiba que uma estratégia bem planejada pode trazer melhores resultados com menos esforço. Escolha os canais certos, aqueles onde seu público realmente está, e crie conteúdo de valor, mesmo que em menor quantidade. E lembre-se: seu cliente também está ofline. Então não subestime a sua presença em canais e eventos presenciais. Fortalecer o networking e buscar parcerias locais são responsáveis por excelentes oportunidades de negócios.
Como empresária e mãe, sua história e desafios diários podem inspirar outras mulheres que passam pelo mesmo caminho que você. Compartilhar sua jornada e os aprendizados podem gerar conexão com suas clientes, tornando sua marca mais autêntica e atrativa.
Equilibrar a atenção à sua família e aos seus negócios não significa abrir mão dos seus sonhos. O segredo está em ajustar a rota sempre que você perceber ser necessário, com leveza e buscando apoio. Entenda que a sua vida também precisa de um plano a ser seguido. A sua empresa é importante, mas você também é. E quando você está bem, tudo ao seu redor prospera.
Leia outras colunas da Ana Claudia aqui.