Pular para o conteúdo
ANA-CABECA-COLUNA

O Marketing além da criatividade

13/01/2025

Quando se fala em marketing, muitas vezes a primeira coisa que vem à mente são campanhas publicitárias criativas, filmes inesquecíveis e ideias que viralizam. Mas o que eu sempre digo: o marketing é muito mais do que propaganda. A propaganda é a ponta de um iceberg de Marketing, no qual tem muita estratégia sustentando estas campanhas. Por trás de cada ação criativa, existe um universo de estratégias fundamentadas em dados, análises e estudos rigorosos. E é exatamente aí que mora a essência de um marketing bem-feito: ele é um conjunto de decisões inteligentes que guiam as escolhas criativas para alcançar resultados reais e constantes.

Uma estratégia de Marketing robusta é construída sobre alguns pilares e dois dos mais importantes para este fundamento é a pesquisa e o planejamento. Antes mesmo de pensar em slogans ou visuais que atraem a atenção do público, é preciso entender profundamente o mercado, o público e os desafios que a empresa enfrenta. Isso inclui pesquisas quantitativas, que fornecem números e dados concretos sobre comportamentos, e pesquisas qualitativas, que ajudam a compreender as necessidades e desejos dos consumidores.

Por exemplo, uma estratégia de marketing para o lançamento de um novo produto pode exigir uma análise detalhada de cenários: Quais são os detalhes deste nicho que a empresa quer entrar? Quem são os concorrentes? Qual é a parcela de mercado que podemos conquistar? Como o consumidor percebe essa categoria de produto? Sem essas respostas, as chances de falha aumentam significativamente, por mais criativa que seja a campanha.

Outro ponto fundamental é a análise de dados. Em um mundo cada vez mais digital, temos informações e interações por todos os lados. Saber extrair, interpretar e aplicar esses dados é o que diferencia uma ação de marketing genérica de uma estratégia verdadeiramente eficaz. Por exemplo, entender quais são os produtos mais clicados em um e-commerce ou quais canais de comunicação geram mais vendas pode transformar completamente a maneira como uma empresa investe seu orçamento.

Além disso, o marketing é também uma disciplina de planejamento financeiro. Quando se desenha uma estratégia, não basta pensar apenas no quão criativa é a campanha ou quão impactante ela é. É preciso calcular retorno sobre investimento (ROI), avaliar custos de aquisição de clientes (CAC) e projetar margens de lucro. Sem esses elementos, uma campanha pode até ser lembrada pelos clientes, mas não é rentável.

E claro, tudo isso converge para o ponto alto do marketing: a criatividade. Mas é uma criatividade orientada, embasada, que tem um propósito claro para atingir todos os pontos definidos dentro do planejamento. Uma campanha publicitária pode ser emocionante, divertida ou inspiradora, mas se ela não estiver alinhada às metas estratégicas da empresa, acaba se tornando apenas uma peça de arte.

É por isso que sempre digo: “Marketing não é só propaganda”. O Marketing é um conjunto de estratégias que, juntas, geram vendas recorrentes para o público alvo da empresa. Uma destas estratégias é a propaganda. Mas há várias outras. A propaganda em si, é uma arte de conectar empresas e públicos por meio de estratégias inteligentes e criatividade direcionada. E o Marketing é uma ciência que exige método, planejamento e análise crítica.

Para as empresárias que estão lendo esta coluna, o recado é claro: invista em conhecimento na própria empresa e planejamento. O marketing pode, sim, transformar sua empresa, mas isso não acontece por acaso. Comece analisando onde você está, quem é o seu público e quais são as oportunidades no mercado. Com este conhecimento, fica mais fácil criar um plano que alinhe esses elementos à sua criatividade e paixão pelo que faz.

Lembre-se, o marketing eficiente é aquele que alia estratégia e execução. De nada adianta um plano se ele não for executado fielmente. E quando o planejamento é executado da forma correta, ele não apenas impulsiona as vendas, mas também constrói marcas fortes, transforma mercados e deixa um legado de impacto. Que tal começar a olhar para o marketing da sua empresa com essa nova perspectiva?

Leia outras colunas da Ana Claudia aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *