Pular para o conteúdo
ANA CLAUDIA WIECHETECK

O Marketing nas pequenas empresas

27/05/2024
marketing

Quando eu falo da minha experiência de mais de 20 anos na área de Marketing em grandes empresas, nacionais e multinacionais, o que mais me falam é: “Mas o Marketing é só para empresas grandes. Marketing não é para empresas pequenas, nem para empreendedor individual.”

Grande engano! E vou provar por quê.

O Marketing é um conjunto de estratégias que juntas tem o objetivo de fazer a empresa vender mais e melhor. Estas estratégias, quando bem definidas e executadas, desempenham um papel fundamental no sucesso de qualquer negócio, independentemente do seu tamanho. Para as pequenas empresas, estratégias de marketing realistas em relação ao porte da empresa, ao seu orçamento e aos seus objetivos podem ser o diferencial entre a empresa apenas sobreviver ou prosperar com sucesso dentro do seu mercado de atuação.

Muitos pequenos empreendedores subestimam ou ignoram o poder das ações de Marketing e simplesmente não investem nesta área. Entenda que o marketing permite que as empresas se destaquem em um mercado repleto de concorrentes, muitas vezes mais eficientes e competentes. Então, é muito indicado que se invista tempo e recursos para criar uma abordagem bem planejada que poderá diferenciar a sua empresa desta concorrência, destacando seus pontos fortes e benefícios exclusivos. O empreendedor que investir no Marketing da sua empresa já estará melhor preparado para a batalha comercial do que aqueles vários empreendedores que resolvem partir para a venda sem nenhuma estratégia.

A maioria das pequenas empresas não dispõe de grandes orçamentos para iniciativas de Marketing. Então é importante que usem as ferramentas certas e mais eficazes dentro do seu contexto para maximizar os seus esforços.

Para começar, a empresa precisa ser conhecida e também tornar conhecido o seu produto ou serviço. Para isso, é preciso investir tempo para definir claramente qual é o seu público alvo, ou seja, para quem toda a sua divulgação será dirigida. Definido o público, é preciso investir em um bom profissional que fará a empresa atrair este público através da comunicação e visibilidade: definir nome, logomarca e tons de comunicação são os primeiros passos.

Já sabendo quem é o seu público alvo e já tendo a sua logomarca para comunicar-se com ele, comece a divulgação: as redes sociais são ótimas para criar conteúdo referente ao seu produto ou serviço, divulgar produtos e preços, e conectar-se com o seu público. Tem um custo baixíssimo e você pode direcionar toda a sua comunicação exclusivamente para quem você quer impactar. Ou seja, as redes socias hoje em dia são uma grande vitrine virtual, da qual a sua empresa não pode estar de fora.

Participar de eventos do seu setor e aumentar o seu network com outros empresários do mesmo ramo é importantíssimo para você conhecer o seu mercado e também os hábitos de consumo dos seus clientes. Muitas vezes, a sua empresa pode participar de eventos como patrocinadora com valores de cotas muito baixos, ou até permutas, no qual o retorno em visibilidade e construção de marca valem muito a pena.

As ações de marketing digital como anúncios nas redes sociais, geração de mailings, divulgação através do whatsapp, parceria com influenciadores digitais importantes no seu segmento, inserção em plataformas de e-commerce e estratégias de SEO são importantes ações geradoras de leads. Mas o pequeno empreendedor sabe que nem só do digital se faz uma venda. Também é possível criar um bom controle de clientes (o CRM) com as suas informações de compras e consumo e que podem gerar novas vendas no futuro, realizar promoções com preenchimento de dados ou cupons, concursos culturais e divulgação em locais de grande fluxo de pessoas são capazes de gerar novos leads e que se bem trabalhados pela sua equipe comercial poderão se transformar em clientes pagantes.

Mas não se esqueça de que não adianta gerar leads se os seus vendedores não tem treinamento de vendas, treinamento de produtos e de atendimento ao cliente. Sem uma equipe de vendas capacitada, as chances de você perder o seu investimento da geração de leads, queimar o seu produto e frustrar o seu cliente é muito grande.

Existem inúmeras ferramentas simples que o pequeno empreendedor pode usar para incrementar as suas vendas com estratégia, focando os seus esforços para atender o seu público alvo, fortalecer a sua marca e aumentar a lucratividade da sua empresa. O processo de construção e fortalecimento de marca não é e nem deve ser um processo complexo e difícil. É detalhado e deve ser feito com atenção, mas é importantíssimo para que o pequeno empreendedor se sobressaia em relação aos seus concorrentes.

Leia outras colunas da Ana Claudia aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *