Pular para o conteúdo
ANA-CABECA-COLUNA

Sua marca além da logomarca

21/04/2025

Quando falamos sobre marcas, muitas pequenas empresárias pensam logo no nome da empresa, nas cores e no que forma a sua logomarca. Esses elementos são importantes porque fazem parte da identidade visual da sua empresa, mas é preciso ter em mente que a sua marca vai muito além disso. Construir uma marca forte é sobre criar uma impressão clara, coerente e confiável na mente dos seus clientes.

Muito mais do que apenas a comunicação visual, a criação da sua marca está nos detalhes da rotina da sua empresa e no relacionamento com o seu cliente: está na forma como você fala com o seu público, no jeito de entregar seu produto ou serviço, na mensagem que a sua empresa transmite mesmo quando você não está presente.

O papel da marca é transmitir os valores da empresa. Uma marca forte não é a mais cara, a mais bonita ou a mais famosa. É a mais clara. É aquela que comunica exatamente o que faz, para quem faz e o que entrega. É aquela que tem personalidade, propósito e uma comunicação consistente. Você já contratou algo de uma empresa pela primeira vez, e mesmo sem conhecê-la antes, teve a sensação de confiança logo de cara? Provavelmente, a empresa soube aplicar bem os detalhes da gestão da sua marca. Criou um universo visual e emocional que convenceu você de que ali havia valor, tornando a marca confiável a ponto de você contratá-la.

Para ter este resultado com os seus clientes, comece com clareza. Antes de pensar em cor e logotipo, é preciso ser clara sobre três pontos:

– Quem é o seu negócio: o que move o seu negócio, quais valores guiam suas decisões, que tipo de cliente você quer atrair.

– Para quem você fala: definir quem é o seu público ideal, seus desejos, medos, rotina, linguagem. Lembre-se que seu cliente não é todo mundo. Defina para quem você quer vender.

– Como você quer ser lembrada: se a sua marca fosse uma pessoa, como ela se comportaria? Ela é mais séria, descontraída, acolhedora, ousada?

Essas perguntas ajudam a construir uma identidade autêntica, que se destaca mesmo diante de outros concorrentes do mesmo setor.

É importante, sim, pensar na aparência e comunicação visual da sua marca. Mas ser coerente é mais importante do que isso. Não adianta escolher uma paleta linda de cores, se o seu conteúdo, o seu atendimento e o seu posicionamento não acompanham essa mesma energia. Se a sua marca é acolhedora ou ousada sua linguagem visual precisa refletir esta personalidade em todas as formas de comunicação, como cores, fontes, fotos, textos e ações promocionais. O segredo não é “parecer bonito”. E sim, ser verdadeiro. E para isso, tudo precisa conversar: sua bio nas redes sociais, os posts, a embalagem, o jeito como responde uma mensagem no WhatsApp, a maneira como você fala nos vídeos, a forma como você entrega o seu produto e como faz o seu pós vendas. Tudo isso, junto, constrói uma marca apaixonante para os seus clientes.

Se você é uma pequena empresária, você também é parte da sua marca. Para negócios pequenos, o rosto da empresária é parte vital da marca. As pessoas confiam em pessoas. Mostre os seus bastidores, apareça nos stories, posicione-se, fale com verdade sobre o que faz. Isso aproxima, humaniza e fortalece a percepção pelos seus clientes. Uma marca forte sabe o que quer comunicar. Não tenta agradar todo mundo, não segue modismos sem propósito e sabe dizer “não” quando algo não faz sentido para o negócio. Quanto mais claro for o seu posicionamento, mais facilmente você atrai quem valoriza o que você oferece. E vender para quem já confia é muito mais fácil.

Sua marca é o que os outros dizem quando você não está na sala. É o que você constrói todos os dias com cada postagem, atendimento, entrega e palavra dita. Gerenciar a sua marca é sobre cuidar da reputação da sua empresa com intencionalidade. Mesmo com poucos recursos disponíveis, você pode ter uma marca forte se tiver coerência, presença e verdade.

Aproveite a época que estamos vivendo e explore as ferramentas que temos disponíveis para fazer a sua empresa crescer. Hoje, o digital deu às pequenas empresas o palco que antes era exclusivo das empresas de grande porte, que possuíam orçamentos milionários. Hoje, a construção da sua marca está nas suas mãos. Não desperdice esta chance de evoluir. Não espere ter as condições ideais e ter tudo “pronto” para começar. O momento ideal é você quem cria. Mas você precisa começar. Então, comece hoje mesmo, com o que você tem. E veja a sua marca crescer e se conectar com o seu público, tornando a sua empresa cada dia mais forte e conhecida por quem realmente quer comprar de você.

Leia outras colunas da Ana Claudia Wiecheteck aqui.