Pular para o conteúdo
ANA-CABECA-COLUNA

Tudo comunica

10/02/2025

Tudo comunica. Mesmo quando achamos que não estamos enviando nenhuma mensagem ao nosso público, nós estamos nos comunicando de alguma forma. Dentro da nossa comunicação, apenas 7% acontece através das palavras. Os outros 93% da nossa comunicação acontece de forma não verbal. Então, como você se apresenta e apresenta a sua empresa, a pontualidade na entrega, a atenção aos detalhes, a qualidade do seu produto, as suas cores, os elementos, tudo passa uma mensagem e fala muito sobre nossa empresa. Da mesma forma, tudo que acontece de negativo entre a sua empresa e o seu cliente também está comunicando algo: desde a demora na resposta, a falta de organização, o descompromisso com prazos e a inconsistência na comunicação são sinais que nossos clientes percebem e interpretam de que nem tudo o que você está querendo falar através de propagandas ou ações promocionais, é uma realidade na sua empresa.

No ambiente digital, tudo toma uma proporção ainda maior, e não é diferente com a comunicação. Ela fica ainda mais amplificada. O que escrevemos, as imagens que postamos, os comentários que deixamos e até os que não respondemos, tudo é informação sendo transmitida para quem nos acompanha. O público capta a nossa identidade, os nossos valores e a forma como lidamos com o nosso negócio. E tudo isso junto, vai formando a nossa imagem real na mente e na percepção dos nossos clientes.

Por isso, ao estruturar a comunicação da empresa, o mais importante não é apenas ser assertivo no que falamos, mas como falamos, o que entregamos, o que mostramos no dia a dia e vários outros detalhes que muitas vezes nós, como empresários, não nos atentamos, mas os nossos clientes percebem. No entanto, não significa que devemos criar um personagem ou tentar parecer algo que não somos. A autenticidade tem um peso gigantesco na conexão com o público. Quando somos reais, atraímos as pessoas certas – aquelas que se identificam com a essência e valores da nossa empresa e que mais valorizam o nosso trabalho.

Mas atenção: ser autêntico não significa ser desleixado. Nossa comunicação precisa ser estratégica e alinhada à imagem que queremos transmitir. Isso envolve desde a escolha das palavras e imagens até a forma como lidamos com as críticas e desafios que surgem no caminho. A mensagem que você pretende passar e aquela que você realmente passa através da linguagem verbal e não verbal precisam ser coerentes e alinhadas. É por isso que cuidar da comunicação é muito mais do que apenas criar posts ou campanhas – é garantir que a experiência do cliente em todos os pontos de contato tenha uma unidade com a mensagem que você quer transmitir.

Se a nossa empresa é um organismo vivo, a comunicação é a alma que a conecta com o mundo. Cada interação, cada detalhe, cada atitude que temos comunica algo. A pergunta que fica é: o que sua empresa está comunicando hoje? E será que essa mensagem está alinhada com o que você realmente deseja que os seus clientes compreendam?

Quando entendemos que tudo comunica, passamos a enxergar o marketing como algo muito além de anúncios e redes sociais. Ele está na entrega de um produto, na maneira como tratamos os clientes, na conexão entre o discurso e a prática. E, ao trabalharmos essa comunicação de forma estratégica e verdadeira, conquistamos mais do que clientes: construímos uma marca forte, confiável e que faz sentido para o nosso público.

Antes de pensar apenas no que você vai postar amanhã, reflita: a experiência que você entrega para os seus clientes no dia a dia do seu negócio está comunicando a mensagem que você quer? Se a resposta for sim, continue aprimorando neste mesmo caminho. Se for não, talvez seja a hora de ajustar a sua rota para garantir uma comunicação mais eficiente ao seu público alvo. Afinal, no mundo dos negócios, comunicar bem não é uma opção, e sim uma necessidade.

Leia outras colunas da Ana Claudia aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *