Pular para o conteúdo
ANA-CABECA-COLUNA

Marketing: o que vem antes do digital?

25/11/2024

O termo “Marketing Digital” é um dos mais pesquisados no Google pelos pequenos empresários e neste termo parece conter a resposta para as vendas baixas, para o lucro abaixo do esperado e para alcançar os seus clientes. Um pensamento comum: “Se minha empresa estiver com as redes sociais ativas e com anúncios no Google, meu negócio vai decolar”. Mas, e se eu te disser que o digital é só a ponta de um iceberg estratégico da sua empresa?

Para chegar a ter vendas bem-sucedidas nas redes sociais ou no seu site é necessário um conjunto de estratégias que formam a base do Marketing. Negligenciar essa base é como construir uma casa sem alicerce: pode parecer estável no início, mas não resistirá aos desafios do mercado. Podem acontecer várias vendas através das suas redes sociais, mas elas podem não ser constantes ou serão realizadas através de um alto custo de tráfego. Antes de pensar nos posts, nos stories ou anúncios, é preciso entender os fundamentos do Marketing que sustentam qualquer estratégia. Seja ela uma estratégia digital ou offline.

Mas se estar no digital é apenas a ponta de um iceberg, o que tem abaixo desta ponta? Para que as vendas aconteçam com consistência, é necessário definir pontos estratégicos que são a base do seu negócio:

1) Quem é o seu público-alvo? Saber para quem você vende, para quem você deve direcionar a sua comunicação, pensando em quem você deve precificar o seu produto. Conhecer os hábitos, desejos e dores dos seus clientes permite que você crie estratégias de atração para que os seus clientes realmente queiram se conectar com a sua empresa.

2) O que você oferece de único? Saber este diferencial do seu produto é um atributo competitivo que precisa ser claro para o cliente e deve estar presente em todas as suas ações de Marketing.

3) Qual é o posicionamento da sua marca? Ter claro como você quer que sua empresa seja percebida significa ocupar um lugar específico na mente do cliente, criando uma conexão emocional através de valores comuns entre a sua marca e o seu público.

4) Qual é o preço certo? Precificar de forma errada pode colocar seu negócio em risco. Seu preço deve refletir o valor do que você entrega e estar alinhado ao perfil do seu público.

E por fim:

5) Quais são os canais de vendas ideais para seu negócio? O canal digital é poderoso e tem um alcance muito grande. Mas não é o único canal que você deve considerar para divulgar a sua empresa e fazer as suas vendas. Além das redes sociais, você pode explorar parcerias locais, eventos, lojas físicas, marketplaces, e até o boca a boca – que continua sendo uma das formas mais eficazes de conquistar novos clientes.

O canal digital é um meio, não o fim. As redes sociais e o marketing digital são ferramentas incríveis para ampliar a presença da sua marca. No entanto, elas não funcionam de forma isolada. Quando você utiliza o digital sem uma base sólida de estratégias de Marketing, pode acabar gastando energia, tempo e dinheiro em ações que não trazem resultados concretos para a sua empresa. As vendas podem vir rápidas no início, mas sua empresa pode ficar refém de tráfego pago ou então amargar uma queda no seu resultado em poucos meses. Você precisa criar uma base estratégica que sustentará o seu desempenho em qualquer canal.

Por outro lado, ao alinhar seus fundamentos de Marketing, o ambiente digital se transforma em um aliado poderoso. Com o público-alvo bem definido, você consegue criar campanhas mais assertivas. Com um posicionamento claro, você diferencia sua marca em meio à concorrência. E estando presente nos canais certos, você alcança o seu cliente ideal onde ele estiver. Existem outros canais que podem gerar resultados surpreendentes:

– Parcerias locais: Estabeleça alianças com empresas que oferecem produtos e serviços complementares ao seus.

– Eventos e feiras: Mostre seu produto ou serviço em encontros presenciais e movimentos locais de networking.

– Venda direta: Utilize representantes ou consultores para levar sua marca até o cliente.

– Pontos de venda físicos: Mesmo com a força do digital, a experiência presencial ainda conquista muitos clientes.

Pensar no Marketing de forma global, e não apenas como sinônimo de redes sociais, faz com que seu negócio seja mais sólido, diversificado e preparado para crescer de forma sustentável. Antes de pensar em “marketing digital”, invista em estratégias básicas de Marketing. Defina o que sua empresa é, quem ela atende, o que ela entrega e como ela quer ser percebida. Depois disso, sim, use as redes sociais, os anúncios online e outros meios digitais para amplificar sua mensagem. É o conjunto dessas estratégias que permitirá que sua empresa cresça e prospere, de forma planejada e com menos esforço. Marketing não é só sobre vendas; é sobre construir valor para o seu cliente e tornar sua empresa a escolha óbvia dentro de um mercado cada vez mais competitivo.

Leia outras colunas da Ana Claudia aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *