Faltando exatamente dois meses para o dia da eleição, em 6 de outubro, os partidos encerraram suas convenções e apresentaram seus candidatos a Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores.
As chapas serão registradas no TRE oficializando os candidatos e definem o cenário político que será apresentado aos eleitores da capital para escolher seus futuros mandatários.
O poder na maior cidade do Estado é tão importante que mobilizou todas as forças políticas do Paraná e lideranças nacionais.
A partir de agora a corrida inicia oficialmente e os eleitores vão conhecer as opções para decidir seu voto.
Segue abaixo reprodução do quadro de candidatos, publicado pelo HOJEPR na manhã desta terça-feira 6/8:
Eduardo Pimentel (PSD) – Vice: Paulo Martins (PL)
Ney Leprevost (União Brasil) – Vice: Rosangela Moro (União Brasil)
Luciano Ducci (PSB) – Vice: Goura (PDT)*
Maria Victoria (Progressistas) – Vice: Walter Petruzziello (Progressistas)
Roberto Requião (Mobiliza) – Vice: Ainda sem confirmação
Cristina Graeml (PMB) – Vice: Jairo Ferreira Filho (PMB)
Samuel de Mattos (PSTU) – Vice: Leonardo Martinez (PSTU)
Andrea Caldas (PSOL) – Vice: Letícia Faria (PSOL)**
Luizão Goulart (Solidariedade) – Vice: Tiago Chico (Solidariedade)
(*) Apoio da Coligação Brasil da Esperança – PT, PV e PCdoB
(**) Federação com a Rede Sustentabilidade. )”
Algumas mudanças, nesta etapa do processo eleitoral, podem produzir resultados diferentes nas opiniões e nas escolhas dos eleitores.
A principal mudança será a possibilidade de cada um falar diretamente com os eleitores, já como candidato, através dos veículos de comunicação, redes sociais e no contato corpo a corpo.
A Campanha Eleitoral Gratuita nas emissoras de rádio e TV, os debates e a presença nas ruas e eventos populares podem favorecer muito aos candidatos que tem mais experencia e desenvoltura na comunicação de massa.
Será uma campanha com muito o que falar e mostrar, a maioria dos candidatos não é iniciante na política e nas disputas eleitorais, são ex-prefeitos, ex-governador, deputados, secretários de Estado e profissionais que já atuam na área política com grande visibilidade na mídia, Com certeza vão trazer o seu legado de obras e realizações para avaliação do eleitor de sua capacidade, competência e como forma de avalizar suas propostas de campanha.
A próxima pesquisa eleitoral publicada vai apresentar o retrato do momento inicial da disputa, ou seja, a opinião e possível escolha do eleitor diante do cenário eleitoral apresentado.
Na sequência das pesquisas publicadas poderemos acompanhar a gangorra, do sobe e desce de cada candidato, para avaliar o sucesso ou fracasso da campanha de cada um. Entender como os curitibanos estão se posicionando diante de tudo que for apresentado pelos candidatos e suas equipes de campanha.