HojePR

CABECA-HOME-BRUNO

Nova pesquisa embola eleição para prefeito de Curitiba

28/08/2024

A nova pesquisa, divulgada nesta terça-feira (27) pela Quaest, embola o cenário eleitoral de Curitiba, colocando quatro candidatos empatados em primeiro lugar, tecnicamente, dentro da margem de erro.

Com apenas três dias de diferença entre a realização da Pesquisa da Radar (realizada entre 19 e 21/8) a Quaest (realizada entre 24 e 26/8) apresenta resultado bem diferente de todas as anteriores.

É importante observar que na ‘Pergunta Espontânea’, quando não foi apresentado o nome dos candidatos, 81% dos eleitores entrevistados responderam que ainda não sabiam em quem votar se a eleição fosse hoje.

Vamos aos resultados:

• Pergunta Estimulada (apresentando o nome dos candidatos)

Eduardo Pimentel (PSD): 19%; Roberto Requião (Mobiliza): 18%; Luciano Ducci (PSB):18%; Ney Leprevost (União): 14%; Cristina Graeml (PMB): 5%; Maria Victoria (PP): 4%; Luizão Goulart (Solidariedade): 4%; Professora Andrea Caldas (PSOL): 2%; Samuel de Mattos (PSTU): 1%; Felipe Bombardelli (PCO): 0%; Indecisos: 6%; Branco/nulo/não irão votar: 9%.

Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais, temos dois blocos, o primeiro com quatro candidatos empatados em primeiro lugar entre 14% e 19%, e um segundo bloco, com os seis demais na margem de erro entre 0% e 5%.

As diferenças ficam mais acentuadas na pergunta espontânea e na rejeição. Mudando totalmente as tendências de projeção para uma definição da eleição.

• Pergunta Espontânea (não apresenta o nome dos candidatos)

Eduardo Pimentel (PSD): 9%; Luciano Ducci (PSB): 3%; Cristina Graeml (PMB): 2%; Roberto Requião (Mobiliza): 1%; Ney Leprevost (União): 1%; Luizão Goulart (Solidariedade): 1%; Maria Victoria (PP): 1%; Professora Andrea Caldas (PSOL): 0%;

Indecisos: 81%; Branco/nulo/não vai votar: 1%.

Rejeição

Nesta pesquisa, os resultados de rejeição deixam alguns candidatos com muita dificuldade de crescimento, porém, diferente das pesquisas anteriores, os quatro principais candidatos apresentam uma rejeição acima de 30%, o que acaba equilibrando as chances de crescimento. Requião com 51% é o mais rejeitado, Luciano Ducci 37%, Ney Leprevost 35% e Eduardo Pimentel 31%.

Precisamos ressaltar que não devemos comparar diretamente os estudos de institutos de pesquisa diferentes. As diferenças de metodologia, critério de amostragem, questionário, distribuição das entrevistas na cidade, coleta residencial ou em ponto de fluxo já seriam suficientes para apresentar alguma diferença nos resultados.

Além destes critérios, neste início de campanha, a maioria dos eleitores (81% na Espontânea) ainda não tem sua decisão tomada , podendo mudar de opinião com grande velocidade diante de fatos novos apresentados diariamente durante a campanha.

Porém, como só temos um levantamento de cada empresa é inevitável a comparação. Isso pode nos trazer surpresas à cada nova divulgação.

De agora até o dia da eleição, cada pesquisa registrada no TRE-PR vai gerar grande tensão até a sua divulgação. Considerando inclusive a possibilidade de pedidos de impugnação para impedir a publicação.

Registro das Pesquisas

A pesquisa Quaest , contratada pela RPC, realizou 900 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 24 e 26 de agosto. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PR-06447/2024.

A Radar Inteligência entrevistou 816 pessoas de 16 a 24 anos entre os dias 19 e 21 de agosto. A pesquisa está registrada sob o número 03410/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), possui grau de confiança de 95,5%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou menos. A rádio Banda B foi quem contratou a pesquisa.

Leia outras colunas do Bruno Lopes aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *