
Olá amigas e amigos apaixonados por carros de todas as épocas.
Fiz uma entrevista esta semana com o Marcos Danesi, sócio proprietário da Rowal Centro Automotivo, localizada na Rua Atílio Bório perto da Rua Itupava. Então vamos lá.
A Rowal começou suas atividades em 1954, com outros sócios. Com 71 anos ininterruptos prestando serviços para a comunidade de Curitiba, é com certeza uma das oficinas mais antigas. Conte um pouco desta história para nós.
Marcos Danesi: A Rowal iniciou suas atividades em outubro de 1954, com sede na Rua Gutemberg, no Batel. Seus fundadores Walter e Marcos, especializaram-se na marca Volkswagen. No ano de 1967, transferiram suas instalações para a Rua Itupava, bairro Alto da XV. Anos depois, em virtude de muitos dos seus clientes passarem a comprar veículos de outras marcas, a Rowal passou a atender também Ford, GM e Fiat até virar uma oficina multimarcas. No ano de 1986 me desliguei da concessionária Volkswagen onde trabalhava e ingressei na Rowal como mecânico. Algum tempo depois fui promovido para Chefe de Oficina e por fim, Gerente Geral. No início de 1997, já com 11 anos de casa, recebi a proposta para comprar a empresa. Foi uma proposta desafiadora. Eu acalentava o sonho de um dia poder montar a minha própria oficina mas não esperava uma proposta como aquela, até porque não dispunha de recursos financeiros para efetuar a compra. O que me convenceu, foi a frase dita pelo proprietário da época e que me marcou profundamente: Marcos, “É DO COURO QUE SE FAZ A CORREIA”. E acrescentou: “Negócio fechado. Me pague trabalhando”. Diante da proposta tentadora, corajosamente acreditei na possibilidade e aceitei o novo desafio. Como proprietário da oficina e pensando em expandir o negócio, dois anos após, em março de 1999, transferi as instalações para um lugar bem próximo, na rua Atílio Bório. Com esta iniciativa duplicamos nosso espaço de atendimento e aproveitamos para ampliar nossas atividades de mecânica para um verdadeiro “CENTRO AUTOMOTIVO”, com uma gama maior de serviços oferecidos num mesmo local. Também passamos a atender carros importados de todas as marcas.
A Rowal atende veículos novos e modernos, mas continua atendendo carros antigos de clientes também antigos. “Afinação de carburadores” de carros antigos é uma arte que poucos conseguem executar. Como vocês lidam com tecnologias tão diferentes? Carros com eletrônica embarcada de ponta e outros totalmente analógicos?
Marcos: Para os carros novos de tecnologia embarcada, além de termos uma equipe de técnicos altamente treinados, investimos em equipamentos de última geração os mantendo sempre atualizados.
Quanto aos Clientes Antigos e seus carros também antigos e analógicos, ainda mantemos uma equipe para poder dar continuidade ao atendimento, pois sabemos que nossa clientela valoriza e é apaixonada pelo antigomobilismo. Afinação de carburadores é comigo mesmo. Eu é que sou o “MAESTRO”…

Sou cliente da tua oficina há muitos anos, tanto nos carros antigos quanto nos modernos. Como adoro carros, sempre dou uma espiada para ver os carros diferentes que estão em atendimento. Tempos atrás, vi um carro raríssimo em Curitiba e no Brasil que era um Jaguar XJ-12, com motor de 12 cilindros. Ele estava com problemas no motor por falta de uso já que estava com a quilometragem super baixa pelo ano dele. Como vocês resolvem assuntos tão complexos mecanicamente e ainda sem poder contar com reposição de peças no mercado brasileiro?
Marcos: Veículos como este que você mencionou e outros que atendemos, são de clientes com perfil diferenciado, que sabem da complexidade e do maior prazo para execução dos reparos. Quanto à aquisição de peças, atualmente existem importadores específicos que podem atender esta demanda. Pode levar dias ou até meses, mas sempre conseguimos dar um jeito. Quanto ao Jaguar, realizamos a importação através de um contato direto da Inglaterra.
Vocês já estão atendendo carros elétricos? E os híbridos?
Marcos: Sim, já estamos atendendo veículos híbridos e elétricos, pois realizamos cursos de capacitação para isso. No entanto, no momento não estamos realizando manutenções ou intervenções na parte de alta tensão destes veículos. Temos o conhecimento técnico necessário, mas optamos por acompanhar a evolução da demanda, antes de investir mas adequações físicas e operacionais da oficina, bem como no alto custo das ferramentas e equipamentos específicos exigidos para este tipo de serviço.
Qual a tua opinião sobre elétricos e híbridos considerando que você tem tantos anos de atividade?
Marcos: Com minha experiência ao longo destes anos todos na área de manutenção automotiva, posso afirmar que os veículos elétricos e híbridos representam um avanço tecnológico significativo. No aspecto de manutenção mecânica, eles apresentam particularidades relevantes. Os elétricos eliminam a necessidade de manutenção do sistema de propulsão e combustão, mas devido ao peso adicional das baterias, tendem a gerar mais desgaste dos pneus. A suspensão por sua vez tem a durabilidade semelhante à dos veículos normais, uma vez que ambos estão sujeitos às condições semelhantes das ruas e estradas. De certa forma, observa-se um comportamento inversamente proporcional entre os dois sistemas: onde os veículos a combustão demonstram maior desgaste, os elétricos apresentam maior durabilidade e vice-versa. Por outro lado, esses veículos introduzem novos desafios, especialmente no que se refere aos sistemas eletrônicos embarcados e à alta tensão, exigindo capacitação técnica contínua. Eles não surgem como uma solução única e definitiva, mas sim como uma alternativa estratégica que impulsiona a diversificação do mercado automotivo exigindo maior eficiência da parte dos fabricantes. È imprescindível que os profissionais de manutenção acompanhem esta evolução por meio da qualificação constante e adaptação às novas demandas tecnológicas do setor.

Fique à vontade para tuas considerações finais, agradecendo o teu tempo para responder a todas estas questões tão atuais.
Marcos: Primeiramente quero te agradecer pela oportunidade que nos deu para estar aqui no espaço desta coluna do HOJEPR, contando um pouco da história da ROWAL CENTRO AUTOMOTIVO. Também parabeniza-lo pelo belo trabalho que você vem fazendo nesta coluna contando para o público um pouco da tua paixão por carros. Aproveito parta dizer que a nossa MISSÃO é proporcionar soluções automotivas de confiança e qualidade, priorizando a segurança e a satisfação do nosso cliente por meio de um atendimento ágil e personalizado, garantindo que ele “CHEGUE BEM”. Com a tua permissão, finalizo convidando os leitores desta coluna para visitarem os nossos canais virtuais e conhecerem todos os serviços que realizamos.
https://www.instagram.com/rowalca?igsh=d216ajEzaTRsMWtw
https://www.facebook.com/share/16Eu6MsQVb/
https://rowalcentroautomotivo.com.br
Leia outras colunas do Caron aqui.



