Pular para o conteúdo

Viver cercado por arte é instigante

18/04/2023
arte

Série Saltimbancos – O circo. Óleo sobre tela de linho de Luiz de Souza

 

Todo mundo gosta arrumar casa, deixá-la bem decorada, bonita e agradável. Moveis bonitos e peças decorativas, mesmo que poucas e bem selecionadas dão um ar renovado aos ambientes, deixando-a repleta de estilo agregando charme, revelando e refletindo o estilo e as referências dos moradores.

 

Mais que somente combinar com a decor do restante do ambiente, uma peça de arte deve estar de acordo com a sua sensibilidade. Pois estas peças nos tiram do lugar comum, nos fazem refletir sobre assuntos que não pensaríamos se aquela obra não tivesse entrado em nossas vidas.

 

É por isso que muitas pessoas desejam, além de visitar museus e exposições, ter obras de arte dentro de casa. Surge então a questão de como a arte se relaciona com a decoração?

 

A seleção não se limita somente ao decor – nem quando os moradores não são tão íntimos do universo da arte. O conceito por trás da obra é muito importante. Não apenas a peça escolhida deve agradar os moradores, como devem também provocar emoções e reflexões. Lembre-se – uma obra de arte é mais um habitante da casa. Não deve ser comprada por estar na moda, tem que fazer sentido no momento que o morador está vivendo.

 

Serie Mãe Natureza (Luiz de Souza – Óleo sobre tela de linho – imagem cedida pelo proprio artista)

 

É um processo de compra diferente do colecionador, que busca artistas e obras que dialoguem com sua coleção. Neste caso, o que guia a visita é a procura por obras com papéis específicos na casa – peças que se encaixem nas dimensões do projeto. Uma tela grande para uma parede grande ou pequenas esculturas para decorar a estante, por exemplo.

 

Que tal algumas sugestões de como combinar arte e decor?

A chave para exibir arte em decoração com sucesso é comprar o que você ama e cercar-se desses objetos. Uma obra não precisa ser cara ou valiosa para proporcionar-lhe um grande prazer diariamente ao vê-la.

 

Não esqueça, impressões ou retratos devem ser pendurados aproximadamente no nível dos olhos de uma pessoa que esteja entre 1,60 m e 1,80 m de altura. O objetivo da arte em decoração é poder apreciar o trabalho artístico em um nível natural, e não ter que esticar o pescoço para ver a peça.

 

Crie um agrupamento, pois ao criar uma exibição em uma parede grande, coloque as obras de arte juntas, em vez de espalhadas pelo espaço. Mesmo se pendurar fotos em cima de um sofá ou buffet, por exemplo, não espalhe as peças ao longa de toda mobília. A dica para usar arte em decoração aqui é colocar as peças equidistantes umas das outras, mas centradas no terço médio ou na metade do ponto focal.

 

Sim, crie uma galeria ao longo do tempo. Se quiser construir uma coleção, comece no centro da parede, com um conjunto de imagens que você pode preencher gradualmente ao redor do “cluster” sem ter que derrubar peças, remendar buracos e começar de novo. Brinque com peças, colando moldes de papel na parede ou espalhando a arte no chão e embaralhando-as até obter a aparência desejada.

 

Invista em peças pequenas também – segundo a designer Jayne Pelosi, autora do livro “Interior Divine: Walking You Through the Transformation of Your Home”: “Apesar de eu tender a favorecer trabalhos de arte superdimensionados em vez de subdimensionados na maioria das paredes (trabalhos pequenos demais às vezes parecem pobres), pequenas obras de arte podem ser usadas para construir um bom efeito. O uso intencional de estruturas menores estimula a chegar mais perto”.

 

Nunca deixe de construir um “grid” harmônico. Ao pendurar um quadro de fotografia temática, por exemplo, aposte no estilo de molduras foscas. Elas não competem com a obra de arte e fornecem um limite elegante.

 

Misture estilos de quadros – quase qualquer estilo de moldura e acabamento podem coexistir lindamente, incluindo latão antigo, ferro, cerâmica pintada e molduras de vidro de mosaico. Crie uma profusão de diferentes molduras e obtenha uma superfície com uma mistura única.

 

Quando o pé direito é alto, considere pendurar trabalhos de arte acima das portas. Isso cria um efeito com o objetivo de trazer o olhar para baixo em um ambiente sutilmente grande.

 

E por último, mas não menos importante, leve em consideração também que ela passará a fazer parte do seu dia a dia e são várias as referências tais como pinturas, gravuras, fotografias e esculturas.

 

Simbiose (Luiz de Souza – Óleo sobre tela de linho – imagem cedida pelo próprio artista)

 

Obras de arte são a expressão e comunicação intencional de um sentimento vivido pelo artista para provocar o mesmo sentimento no público que a aprecia. Elas são uma expressão cultural que está ao alcance de todos.

 

Leia outras colunas da Cynthia Karas aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *