Pular para o conteúdo
DASILVA-CABECA-COLUNA

Não desanime!

03/01/2025

Feliz 2025 a todos, como passaram de festas? Pois é meus amigos, o ano novo chegou. Com ele, as famosas promessas e planos que, passada a “ressaca”, são revistadas somente em dezembro, não é mesmo? Vou (re)começar a fazer aquela dieta, vou (novamente) fazer uma atividade física, vou dar mais tempo para mim, cuidar mais da minha saúde mental, vou trocar de carro, mesmo com o saldo da conta corrente no vermelho (exemplo muito real)… São inúmeras as promessas de início de ano, mas infelizmente os resultados acabam sendo muito discrepantes.

O que acontece é que misturamos um pouco a realidade com a ficção, deixamo-nos enganar a cada ano. Temos a prerrogativa de nos sabotarmos no dia útil seguinte às promessas e planos mirabolantes. O fato é que pensamos muito, desejamos demais e executamos muito pouco, em alguns casos, praticamente nada.

Passado alguns meses, para não dizer dias, nos deparamos com a realidade e encaramos as frustrações que também deixamos tomar conta do nosso cotidiano. Então, meu caro leitor, por que não fazer algo diferente nesse novo ano? Não faça promessas vazias. Isso mesmo! Dedique uma parte do seu precioso tempo e faça uma reflexão de como foi o ano de 2024 e o que você espera de 2025. Ou melhor, o que 2025 espera de você?

Nesta reflexão importante, relembre das suas conquistas e o que fez para obtê-las: desafios, ações, reações e tire o maior dos aprendizados: o que fiz que foi bom? o que fiz errado e posso fazer melhor? e, também, o que não fiz e que devo fazer? Ao estabelecer uma meta, seja na sua vida pessoal ou profissional, lembre-se que deve ser: (F)ácil de entender, (O)bjetiva, (D)esafiadoras e (A)lcançável. O trocadilho fica por conta de cada um…

Mas como assim, desafiadora e alcançável? Exatamente isso, uma meta, um objetivo não podem ser muito fáceis, pois uma vez atingido sem esforço, de nada valerá. Mas também não pode ser impossível de ser alcançado, para não gerar uma frustração antecipada e boicotar com todas as suas expectativas. Uma orientação importante, é a revisão constante de tudo o que foi definido como meta/plano e o andamento de cada ação inerente. Torne isso um hábito, de preferência mensal.

Mas é claro, nunca se esqueça de que a mudança é a única constante da nossa evolução e isso com certeza acontecerá com suas metas e planos. Me lembro de um fato de 2024 que me chamou a atenção. Em uma determinada indústria, ao avaliar o desempenho do desdobramento das ações estratégicas do setor de PCP (Planejamento e Controle de Produção), um gestor ressaltou na reunião: “Até agora não realizamos metade das ações planejadas, mas tivemos uma concretização de várias ações não planejadas, que nos propiciaram um ótimo desempenho e ajudarão na realização das demais ações”. Isto representa o quão adaptáveis nós somos, e como podemos aproveitar cada oportunidade, olhando adiante, pensando fora da caixa e buscando resultados tangíveis.

Por isso, para que possamos “decolar” nessa nova jornada, não desanimem no começo. Tenha em mente que o caminho nem sempre terá um piso regular. Nos depararemos com pedras de diversos tamanhos, trechos ainda não desmatados, curvas sinuosas, penhascos assustadores e noites sem luar. Nem por isso, deixaremos de chegar em 31 de dezembro de 2025.

Como chegaremos? Posso afirmar que a maior parte de tudo isso dependerá somente de nós mesmos. Dedicação, esforço e sobretudo resiliência, são prerrogativas básicas, indispensáveis. Agora, posso dizer mais uma coisa simples e importante? Quando o cansaço chegar, quando pensar em desistir, lembre-se: Tem sempre alguém que depende de você.

Que 2025 seja um ano incrível e que durante toda a nossa jornada, eu consigo de forma simples e diretiva, compartilhar um pouco do mundo dos negócios e a real importância do seu bem estar como alicerce do seu sucesso. Preparem-se, estamos apenas começando… Até breve!

Leia outras colunas do Luiz da Silva aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *