“Budistas, cristãos, muçulmanos e judeus podem, sem exceção, obter respostas às suas orações, a despeito de diferenças enormes nas crenças que professam. Como assim? A resposta é que não importam credos, religiões, afiliações, rituais, cerimônias, fórmulas, liturgias, encantamentos, sacrifícios ou oferendas particulares, mas, apenas e exclusivamente, a crença, ou aceitação, e a receptividade mental àquilo pelo qual oram.” Joseph Murphy, escritor irlandês, expoente do movimento Novo Pensamento.
A lei da vida é a lei da crença. Somos movidos pelo que acreditamos. Não dizem que a fé move montanhas? Pois eu complemento dizendo, a fé não vê montanhas, simplesmente as elimina.
A dualidade da mente é o grande mistério que muitos não entendem. Embora tenhamos uma única mente, ela possui duas partes funcionais distintas. Vamos aqui distingui-las como mente consciente e mente subconsciente.
A mente subconsciente é um campo fértil onde você planta suas idéias, suas crenças, vindo a colhê-las no campo consciente, no seu corpo e no mundo externo. A grande questão é, tudo floresce, tanto as boas idéias como as más idéias, tanto a confiança quanto o medo. Por isso é fundamental o controle sobre seus pensamentos, pois através deles, plantados no terreno fértil é que advirão suas alegrias ou seus problemas.
Grinder e Bandler sabiam muito bem disso pois, quando desenvolveram a Programação Neuro Lingüística (PNL), dedicaram um capítulo extenso às crenças limitantes.
O subconsciente aceita o que nele é gravado ou aquilo em que você conscientemente acredita. Não submete as coisas ao crivo do raciocínio, como a mente consciente, nem discute com você.
É nesse campo que age a hipnose, quantas situações já foram expostas por hipnotizadores hábeis. Induzida pela sugestão, pessoas suscetíveis podem acreditar serem Napoleão Bonaparte, ou acreditar que mordem uma maçã, quando na verdade estão mordendo uma cebola. Elas podem aceitar quaisquer sugestões, por mais falsas que sejam. Tendo aceito, reagem de acordo com natureza da sugestão recebida. Lembre-se, porém, de que a sugestão não pode impor-se à mente subconsciente contra a vontade da mente consciente.
Daqui pra frente é com você. Vai acreditar que tudo dará certo, ou permanecerá na crença do caos?
Henry Ford foi muito feliz quando disse “Se você pensa que pode ou pensa que não pode de qualquer forma você esta certo.” Uma vez estabelecida a crença sua tendência é se perpetuar.
Leia outras colunas do Edmilson Fabbri aqui.