ANO IV

24/06/2026

HojePR

emelin

Adrenalina e novidade em Curitiba

10/10/2025

Curitiba terá uma agenda cultural diversificada neste final de semana. Da adrenalina do maior circuito de skate vertical do país, o Vert Battle, ao charme de Fábio Jr., ícone da música romântica no Teatro Positivo. A cena do rock também se renova na capital com a inauguração de uma nova casa. Confira o guia completo e programe-se para aproveitar o melhor que a cidade oferece!

Fábio Jr. celebra 70 anos

O cantor Fábio Jr. retorna a Curitiba neste sábado (11), com a turnê “Bem Mais Que os Meus 20 e Poucos Anos” para celebrar seu aniversário de 70 anos. O show especial acontece no Teatro Positivo, às 21h15.

A apresentação aborda a carreira completa do artista, como ator, cantor, compositor e comunicador e é dividido em blocos temáticos, com um cenário moderno de LED que guia a plateia por essa viagem.

O público pode esperar grandes sucessos de sua discografia, que marcam gerações e foram temas de diversas novelas, como “Pai”, “Só Você”, “Alma Gêmea” e “20 e Poucos Anos”. O cantor promete um show “cheio de surpresas” para retribuir o carinho dos fãs.

Os últimos ingressos para o show estão à venda a partir de R$ 200, pela plataforma Disk Ingressos.

Marcos Bento inaugura exposição em Curitiba

O artista visual Marcos Bento abre sua nova exposição individual, “Crepusculum”, no Studio R. Krieger Galeria de Arte, em Curitiba. A mostra será inaugurada no dia 19 de outubro, às 11 horas, e estará aberta ao público até 9 de novembro.

O título da exposição, Crepusculum, remete aos instigantes momentos do amanhecer e do anoitecer. Marcos Bento interpreta essa luz difusa por meio do neo-expressionismo, utilizando o mar, o céu e a areia de praias de Santa Catarina — que remetem à sua memória afetiva de infância — como “álibi” para buscar cores raras com um sentimento metafísico.

A mostra reafirma a potência da carreira de Bento, que é vencedor de diversos prêmios, incluindo o Prêmio de Viagem ao Exterior no Salão Paranaense de 1979. Sua obra é reconhecida pela crítica e está presente em acervos importantes, como o Museu Oscar Niemeyer (MON) e a Fundação Juan Miró (Barcelona).

Além de sua produção em tela, Marcos Bento é conhecido por seu impacto no design e urbanismo de Curitiba, sendo o criador do logotipo da cidade para o aniversário de 300 anos e da famosa faixa de pedestres com o tema “Pinhão”, em parceria com Jaime Lerner.

Paulo Ricardo em Curitiba

O ícone do pop rock nacional Paulo Ricardo está na estrada com a turnê comemorativa “Paulo Ricardo XL” e se apresenta em Curitiba no dia 1º de novembro. O show, que celebra 40 anos de uma das carreiras mais marcantes da música brasileira, acontece no palco do Teatro Positivo, às 21h15.

A turnê é uma superprodução que revisita a trajetória do artista, desde os anos 1980, à frente do revolucionário RPM, até os sucessos de sua carreira solo. No repertório, o público pode esperar hinos como “Louras Geladas” e “Alvorada Voraz”, além de hits mais recentes, como “O Verso”.

O setlist também trará canções que marcaram a televisão brasileira, como “Vida Real” (tema do Big Brother Brasil) e releituras sofisticadas, como “Chega de Saudade”. Paulo Ricardo promete uma viagem no tempo, combinando performance, emoção e nostalgia, e reservando raridades para os fãs “das antigas”.

Os ingressos para a apresentação em Curitiba custam a partir de R$ 110 e estão à venda pelo site DiskIngressos.

Vert Battle invade Curitiba

Curitiba será o palco da Vert Battle neste final de semana, dias 11 e 12 de outubro, no Ginásio do Tarumã. O evento é a terceira etapa do Circuito BB de skate vertical e o maior campeonato da modalidade no país, reunindo a elite do esporte. A competição, contará com grandes nomes como Gui Khury, Augusto Akio, Luigi Cini, Rony Gomes, Raicca Ventura e Helena Laurino. As disputas serão nas categorias Pro masculino e feminino, com expectativa de rodadas acirradas, já que a etapa é crucial para o ranking nacional.

Além das manobras radicais, a programação é voltada para a família e inclui: shows gratuitos das bandas Reação em Cadeia (sábado) e Navala (domingo). Aulas de skate com instrutores. Demo session de paraskate com os atletas Felipe Nunes e Nando Araújo.

A entrada é gratuita, mas é necessário retirar os ingressos previamente pela plataforma Eventim.

Feira de Vinil recebe o “Caçador de Autógrafos”

A cultura do vinil será celebrada no próximo sábado (11), com a realização do 3º Encontro de Colecionadores de Vinil e Feira de Curitiba. O evento acontece na Galeria Cezar Franco, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

Um dos grandes destaques desta edição é a presença de Will Hunter, o curitibano conhecido como o “caçador de autógrafos”. Will, um dos maiores colecionadores do Paraná, compartilhará suas histórias e experiências inusitadas na busca por autógrafos de celebridades e músicos em um bate-papo especial, das 14h às 15h.

A feira reunirá dez expositores do Paraná e São Paulo, incluindo a Neves Records, conhecida por suas raridades e edições limitadas. Além da venda de LPs, CDs e singles, o evento contará com discotecagem, chope, lanches e sorteio de LPs a cada R$ 50 em compras.

O evento é pet friendly e celebra o crescimento do mercado de vinil, que no Brasil já responde por quase 40% das vendas físicas de música.

Novo bar de rock inaugura em Curitiba

O rock está de volta ao Centro de Curitiba. Nesta sexta-feira (10), o novo bar Changes abre as portas no espaço que um dia foi o emblemático Empório São Francisco. A casa promete ser o novo palco principal do rock na cidade. A inauguração terá shows das bandas Faichecleres e Dissonantes na sexta-feira. No sábado, dia 11, a festa continua com as apresentações de Syd Vinícius e Candyman Club.

O Changes é um projeto dos mesmos sócios do The Bowie. O novo espaço terá uma proposta mais ampla, com finger foods, ingresso pago e uma programação focada em fortalecer a música autoral.

Entre os diferenciais, a casa terá uma carta de drinks exclusiva. Ela é assinada por Lukinhas Siqueira, um dos bartenders mais consagrados do Paraná. O bar também firmou uma parceria com a cervejaria Swamp. A marca terá um bar temático no andar inferior com chope artesanal.

(Créditos: Beatriz Meyer, Marcos Hermes, Bella Pinheiro, Gui Khury, Mari Melo)

Leia outras colunas da Emelin aqui.

Leia outras notícias no HojePR.
• Siga o HojePR no Instagram.