Pular para o conteúdo
EMELIN-CABECA-COLUNA

Cultura para todos os gostos!

21/03/2025

Curitiba se prepara para duas semanas de intensa atividade cultural, com o início do aguardado Festival de Curitiba, a volta de um sucesso do teatro, celebrações musicais e um mergulho nas raízes do samba. A cidade se transforma em palco para diversas manifestações artísticas, oferecendo opções para todos os gostos e idades.

 

“Os Mambembes” abre Festival de Curitiba

A 33ª edição do Festival de Curitiba, um dos maiores eventos culturais da América Latina, tem início na próxima segunda-feira (24/03) e promete 14 dias de intensa efervescência artística na capital paranaense e na região metropolitana. Com mais de 350 atrações distribuídas em 70 espaços da cidade, o Festival traz uma programação diversa, contemplando teatro, dança, circo, humor, música, oficinas, performances e gastronomia.

A abertura acontece no Teatro Positivo, com o celebrado carnavalesco e estudioso da cultura brasileira Milton Cunha como mestre de cerimônias. A noite especial será marcada pela apresentação de “Os Mambembes”, uma comédia que revive o clássico texto de Artur Azevedo, escrito em 1904, sobre as peripécias de uma trupe itinerante de teatro pelo Brasil. No palco, um elenco de peso: Cláudia Abreu, Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Leandro Santanna, Orã Figueiredo e Paulo Betti, acompanhados pelo músico Caio Padilha, dão vida à história que celebra a paixão pelo teatro e os desafios da cena cultural brasileira.

Este ano, o Festival de Curitiba bateu recorde de espetáculos com ingressos esgotados da Mostra Lucia Camargo logo na primeira semana de abertura da bilheteria. Mas ainda há entradas para alguns espetáculos.

Com parte da programação gratuita e acessível a todos os públicos, a Mostra Fringe transforma Curitiba e Região Metropolitana em um grande palco a céu aberto. Ocupando teatros, praças, parques e ruas, a edição deste ano apresenta aproximadamente 280 espetáculos, reunindo mais de 1.800 artistas e técnicos de 12 estados brasileiros – incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal – além de companhias da Argentina, Peru, Bolívia e Estados Unidos. Dentre as atrações, 153 espetáculos terão entrada gratuita, e 18 funcionarão no sistema “Pague Quanto Vale”. Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br

 

Mônica Martelli no Guairão

O espetáculo Minha Vida em Marte, de Mônica Martelli, volta a Curitiba para única apresentação neste sábado, dia 22 de março, às 21 horas, no Guairão. É o retorno da comédia à cidade, após o sucesso absoluto da peça que já passou por diversos teatros brasileiros sempre com as plateias lotadas. Com direção de Susana Garcia, o monólogo já foi visto por mais de 380 mil espectadores.

Tendo como inspiração suas próprias experiências, Mônica leva ao teatro um monólogo bem-humorado que aproxima através do riso e leva homens e mulheres à reflexão. E assim a atriz se confirma como uma das autoras brasileiras que melhor traduzem o comportamento feminino moderno. Será que é possível voltar a se apaixonar pelo marido? Ou a solução é se separar? A comédia toca ainda em temas como traição, machismo, trabalho duplo da mulher e educação dos filhos. Minha Vida em Marte é um texto libertador que foi escrito sob a premissa de que ser feliz é fundamental.

Com realização da Martelli Produções e produção local da Orth Produções, os ingressos para a peça estão à venda pela DiskIngressos.com.br.

 

Aniversário da Joy Project Brewing

No sábado (22), a cervejaria Joy Project Brewing promove um evento especial em comemoração aos seus sete anos de história. Intitulada “Another Year, Another Dale”, a celebração contará com uma programação especial, das 14h às 23h, reunindo shows ao vivo com os grupos Baile Brasa, Rockefellers e a banda Hawks, além de discotecagem em vinil com o Rauth, com um set que navega por sonoridades como Funk Soul, Disco Music, House Music e Brazilian Grooves.

A festa de aniversário contará com 15 torneiras de chope, entre rótulos autorais da Joy Project Brewing e de cervejarias parceiras de diversas regiões do Brasil. Marcam presença Captain Brew (Minas Gerais), a Escafandrista (São Paulo), a Dude (Rio Grande do Sul), a Shakal (Minas Gerais), a Los Forajidos (São Paulo) e a Fermi (Santa Catarina).

A Joy ainda lançará o rótulo inédito AYAD 2025. A novidade consiste no estilo Russian Imperial Stout, envelhecida em barril de rum e finalizada com banana passas. O teor alcoólico é de 13%.

A primeira cerveja lançada pela cervejaria, a Cream IPA, também será relançada para a data em uma versão exclusiva. O rótulo é uma Oat Cream IPA cremosa, com maciez decorrente da adição de aveia, preparada com os lúpulos Mosaic e Amarillo. O teor alcoólico é de 6,5% e IBU 60. A Joy fica na Av. Linha Verde, 15847, próximo ao Park Shopping Boulevard. Entrada gratuita.

 

Rosa no Santa Marta

 

O carisma e a irreverência do José Renato Rosa, da lendária dupla Rosa e Rosinha, promete muita diversão no espetáculo “3 Gerações”, na segunda-feira (24), no Santa Marta, a partir das 19h, com um repertório cuidadosamente pensado para resgatar memórias e despertar emoções. No show sucessos que atravessam gerações, do rock ao pop, do brega ao pagode e sertanejo, relembrando músicas que marcaram momentos especiais na vida de muitos, além do momento “Rosa e Rosinha” com paródias que irão trazer a memória afetiva com muita alegria e nostalgia.

O espetáculo promete levar o público a uma verdadeira viagem no tempo, recheada de música e emoção. Com um repertório que celebra três gerações de sua carreira, o Rosa canta sucessos que marcaram épocas e corações, misturando ritmos que traduzem todas as curiosidades de sua trajetória musical. Além da música, o Rosa mantém sua essência divertida e irreverente. O humor, que sempre foi uma de suas marcas registradas, estará presente em meio à nostalgia. Ingressos: https://www.diskingressos.com.br/event/8979

 

Thayana Barbosa finaliza temporada

No palco do simpático teatro José Maria Santos (Rua 13 de Maio,655), na região central de Curitiba, a cantora e compositora Thayana Barbosa encerra a temporada do projeto Toda Pele – Escola no Teatro. Pensado cuidadosamente para dar a estudantes a oportunidade de vivenciar uma experiência completa de assistir a um show musical com todos os detalhes que uma produção profissional oferece, o projeto começou em 2024 e lotou os teatros Cleon Jacques e o Paiol, com um total de público próximo de mil pessoas.

Além de duas apresentações direcionadas a escolas da rede pública de ensino, o Toda Pele oferece uma apresentação gratuita aberta a toda a comunidade interessada. O show aberto à comunidade, desta semana, será no dia 22/3, às 20h. As apresentações para os estudantes serão nos dias 20 e 21. A entrada é franca. O ingresso pode ser retirado uma hora antes do espetáculo.

 

Circuito do Samba

Em 2025, o projeto “O Samba da Nêga – Tecnologia Ancestral” acontece em Curitiba para promover um ciclo formativo que celebra o samba, suas raízes e sua capacidade de reinvenção, valorizando as narrativas e tradições que esse gênero musical carrega. O projeto que vai acontecer de sexta (21) à domingo (23), propõe um olhar atento sobre como o estilo musical, desde os seus primeiros passos até os desfiles grandiosos da Marquês de Sapucaí e na Marechal Deodoro, absorve, transforma e transmite saberes e memórias.

As oficinas são para todas as pessoas que gostam de samba e queiram se aprofundar no gênero, como foco em jovens e adultos, a programação começa no dia 21 de março com a oficina “Nossas Tambores Não Se Calam”, no Conservatório de MPB de Curitiba das 17h às 21h e as inscrições são limitadas.

No sábado, dia 22, acontece a oficina “Compondo em Oralidades”, das 9h às 12h com os músicos Janine Mathias e Matheus Braga no Conservatório de MPB de Curitiba. A oficina é voltada para compositores e músicos iniciantes. Também no dia 22, e no Conservatório, acontece o bate-papo “A história do Samba e a Cena Artística de Curitiba”, com a mediadora Sandy Silva, o público alvo são pessoas interessadas na história do samba e na cena local. Com os convidados Léo Fé e Juliana Barbosa, o evento será das 10h às 12h.

No mesmo dia e no período da noite, acontece na Casa Hoffmann, também no largo da ordem, a “Oficina de Dança: Método MP”. Comandada por Marcus Prado, Victor Allozo, Mary Prado, professores consagrados no estado de São Paulo, e Ana Arruada – que será a passista convidada, a oficina tem como público-alvo sambistas e integrantes de escolas de samba de Curitiba e acontece das 15h às 19h. Enquanto isso, acontece no Bar do Barba, no bairro Rebouças, a Roda de Samba “Bloco Boca Negra recebe O Samba da Nêga – Tecnologia Ancestral”, das 15h às 17h.

Ficha de inscrição: https://forms.gle/WWQ1Vyj1eQrikPyt7

(Créditos: Camila Cara, Ana Gabriella Amorim, Leticiahf, Elisa Maciel, Johanne Lourenço)

Leia outras colunas da Emelin aqui.