A agenda cultural de Curitiba para este final de semana promete ser vibrante e diversificada. A coluna de hoje traz opções com vários shows, um concerto e até dicas gastronômicas. Preparem-se para um final de semana enriquecedor. Bora conferir o que agita a cidade!
Barão Vermelho no Guairão

O Barão Vermelho vai apresentar seu novo show “Do Tamanho da Vida”, título da música inédita de Cazuza e Barão Vermelho. A nova turnê, que foi lançada juntamente com a nova canção durante o Rock in Rio 2024, chega a Curitiba nesta sexta-feira (16), em única apresentação no palco do Guairão.
No set list, estarão os grandes sucessos da trajetória, como “Bete Balanço”, “Exagerado”, “Maior Abandonado”, “O Tempo Não Para” e “Pro Dia Nascer Feliz”. Com realização da Dumas Produções e LF+C Produções Artísticas.
Há oito anos, o quarteto carioca é composto por dois de seus fundadores: Guto Goffi e Maurício Barros (teclados e vocais), Fernando Magalhães (guitarra, violão e vocais), desde 1985 no grupo, e por Rodrigo Suricato (voz, guitarra e violões).
Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingresso, a partir de R$ 140 a meia-entrada e R$ 280 a inteira + taxa administrativa.
Festival Coolritiba na Pedreira

Acontece neste sábado (17), a 7ª edição do Festival Coolritiba na Pedreira Paulo Leminski, com um line-up de dar inveja. A edição 2025 promete ser uma das maiores da história do festival. Serão 22 atrações distribuídas em três palcos — Cool Stage, Ópera Stage e Lab Stage — com mais de 12 horas de programação musical. Artistas consagrados como Caetano Veloso, Liniker, Matuê, CPM 22, Baco Exu do Blues, João Gomes e Fresno dividem espaço com novos nomes da cena nacional, como Crizín da Z.O, Ângela Soul e Yago Oproprio. Além da diversidade musical, o evento reúne expressões de moda, arte urbana, gastronomia e ações de sustentabilidade, com foco em experiências imersivas e conscientes.
De acordo com a organização, a edição deve atrair 7 mil turistas para Curitiba, vindos de 389 municípios e de todos os 27 estados brasileiros. Com isso, o evento contribui diretamente para a economia local, movimentando setores como hotelaria, gastronomia, transporte e comércio. Os últimos lotes estão disponíveis a partir de R$ 320 (meia-entrada, 5º lote). https://festivalcoolritiba.byinti.com/#/event/UCLhAfJEfcSp9VuXJJXi
Alexandre Pires em Curitiba

O show de Alexandre Pires acontece neste sábado (17), a partir das 15h, em estrutura montada no gramado da Arena. Pensando no maior conforto do público e em tornar a despedida do Baile do Nêgo Véio ainda mais especial, o evento — que antes aconteceria no estacionamento da Ligga Arena — agora será realizado dentro da Ligga Arena, como o público já conhece. O cantor traz uma mistura de ritmos com os sucessos do Só Pra Contrariar e os maiores hits dos anos 90. Músicas como “O Canto da Cidade”, de Daniela Mercury, “Liberar Geral”, do Terra Samba, “Cheia de Mania”, do Raça Negra, e “Domingo”, do Só Pra Contrariar, estão no repertório. Ao todo, são três horas de show para o público se despedir do projeto O Baile do Nêgo Véio com estilo. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos, a partir de R$ 100. O show na capital paranaense é uma realização RW7 Production & Entertainment.
Concerto gratuito no Memorial de Curitiba

A Orquestra Uninter convida o público curitibano para o seu primeiro concerto de 2025, que acontecerá neste sábado (17), às 11h, no emblemático Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco). A apresentação gratuita e aberta a todos marca o início da temporada do grupo, que reúne 40 talentosos músicos, entre colaboradores, professores, alunos, ex-alunos da instituição e instrumentistas da cidade, sob a batuta da maestrina Valentina Daldegan.
A iniciativa, que conta com o apoio da Fundação Wilson Picler, tem como propósito democratizar o acesso à música orquestral e valorizar a diversidade cultural, apresentando obras que dialogam com o imaginário popular.
O repertório da apresentação promete encantar o público com uma rica mistura entre o erudito e o popular, incluindo clássicos da música brasileira, temas inesquecíveis do cinema mundial e trechos da ópera Carmen, de Georges Bizet, com arranjos especiais para a ocasião. A performance contará ainda com a beleza da harpa e do canto, tornando a manhã de sábado uma experiência musical imperdível no coração da cidade.
Atom Pink Floyd no Teatro Positivo

A banda Atom Pink Floyd traz à capital paranaense a turnê especial que comemora os 50 anos de um dos álbuns mais icônicos da história do rock: “Wish You Were Here”. O espetáculo imperdível acontece nesta sexta-feira (16), às 21 horas, no palco do Teatro Positivo, prometendo reviver cada nota e emoção do clássico lançado em 1975, além de outros grandes sucessos da lendária banda britânica.
Conhecida por sua precisão técnica e fidelidade sonora, a Atom Pink Floyd tem a missão de recriar a atmosfera única do álbum, que presenteou o mundo com canções atemporais como “Shine On You Crazy Diamond”, “Welcome to the Machine” e a emocionante faixa-título “Wish You Were Here”. A turnê, que já está emocionando plateias por todo o Brasil, chega a Curitiba com uma produção visual elaborada, buscando proporcionar uma experiência imersiva que capture a essência da genialidade do Pink Floyd.
Celebrando a profundidade e a relevância contínua de “Wish You Were Here”, que explora temas como ausência, perda e desconexão, o show da Atom Pink Floyd não é apenas uma apresentação musical, mas sim uma jornada através do tempo. Com arranjos musicais cuidadosamente recriados e uma produção visual deslumbrante, a noite de sexta-feira será uma oportunidade imperdível para os admiradores de todas as gerações se conectarem com a magia e a emoção que só o Pink Floyd consegue evocar.
Inauguração do Sheep GastroBar
O cenário gastronômico de Curitiba acaba de ganhar um novo point: o Sheep GastroBar, que abriu suas portas ao público na última terça-feira (14), localizado na Rua Itupava, 1130, Alto da XV. O empreendimento chega com uma proposta inovadora que combina sofisticação, ambiente acolhedor e uma culinária de sabores intensos.

Para um público exigente, que aprecia boa comida, conforto e entretenimento de qualidade, o Sheep GastroBar oferece uma estrutura completa. O espaço conta com música ao vivo, uma agradável área externa com teto retrátil, espaço dedicado às crianças e um ambiente moderno e confortável, ideal para momentos de lazer e convívio. A gastronomia é um destaque, com um cardápio que explora entradas, porções, pratos especiais, carnes assadas, pizzas artesanais, sanduíches diferenciados e sobremesas elaboradas, além de opções infantis. A experiência se completa com uma carta de drinques autorais, vinhos selecionados e cervejas especiais.
Além de ser um novo ponto de encontro para famílias, casais e amigos, o local também se propõe a ser um espaço de conexões e oportunidades, com a possibilidade de sediar eventos de negócios e ativações de marcas. Com funcionamento de terça a domingo, o gastrobar busca firmar-se como referência na cena gastronômica curitibana, oferecendo uma experiência marcante que une sabor, conforto e um ambiente qualificado.
Deck On-Fire com churrasco e música ao vivo

Prepare-se para um domingo (18) de sabor e boa música! O Shopping Crystal realiza o evento Deck On-Fire, na Mercadoteca Batel, com um delicioso almoço de costela fogo de chão e um bate-papo imperdível sobre churrasco com o especialista Carlos Fogo, mestre em parrilla. Para embalar o dia, o trio XimaRock apresentará versões de hits do rock ao vivo. O almoço começa às 12h e vai até às 15h.
Além das estrelas do churrasco, o evento oferece outras opções gastronômicas da Mercadoteca Batel, como o carneiro do Don Kebab, os drinques do Astrolab, os chopes e cervejas do Way Beer e do Buteco. Para quem busca outras alternativas, a Mercadoteca também conta com carnes nobres (Jack Bulls), comida italiana (Trovatta), asiática (Ken Li e Kukan), pratos de boteco, hambúrgueres, sanduíches e saladas. O evento acontece no deck da Mercadoteca Batel (Piso L3), e o Shopping Crystal está localizado na Rua Comendador Araújo, 731, no bairro Batel.
Vivência gratuita para mães solo
A produtora cultural curitibana Cantarim – Educação e Interseções Artísticas e Culturais comemora uma década de atuação dedicada à promoção e valorização da diversidade da cultura tradicional popular brasileira. Para marcar a data, a Cantarim promove neste domingo (18) um encontro especial e gratuito voltado para mães solo, com a participação de renomadas mestras de diferentes culturas.
O encontro visa promover a integração intercultural e o bem viver através da troca de conhecimentos e da criação de memórias afetivas ligadas à essência da vida.
Ao longo de dez anos, a Cantarim estabeleceu importantes laços com mestres e comunidades tradicionais, desenvolvendo projetos de pesquisa, documentação, arte-educação e educação patrimonial. A programação de aniversário em 2025 inclui diversas atividades, como oficinas, bailes de fandango, lançamentos musicais e festivais, reafirmando o compromisso da produtora com o fortalecimento da cultura popular brasileira e a criação de espaços de encontro e aprendizado. O evento acontecerá das 9h às 19h na Casa Delas (R. Paulo Graeser Sobrinho, 332 – São Francisco), com inscrições gratuitas (https://encurtador.com.br/UCksZ).
Informações: https://www.instagram.com/cantarim_cultural/
(Créditos: Leo Aversa, Coolritiba, Divulgação/Orquestra Uninter)
Leia outras colunas da Emelin aqui.



