Para os amantes da música, a capital paranaense será palco de grandes encontros. Uma celebração do pagode promete agitar a cidade com um evento de grande porte, reunindo milhares de pessoas para cantar e dançar ao som de um dos gêneros mais populares do Brasil. Paralelamente, os fãs do pop rock nacional terão a chance de reviver clássicos inesquecíveis com uma artista renomada que marca décadas na história da música brasileira. E para quem busca opções de lazer ao ar livre, o Centro da cidade se transformará em um espaço de entretenimento para toda a família.
6ª edição da “Tardezinha”
A maior roda de pagode do Brasil desembarca na capital paranaense para um evento imperdível, reunindo música, alegria e uma experiência única. Com ingressos do gramado já esgotados e poucas vagas restantes no camarote, a Tardezinha promete agitar Curitiba neste sábado, dia 26 de abril, no Estádio Durival de Britto. A produção local é da especialista em labels CWB Brasil.
Thiaguinho, um dos grandes nomes do projeto, celebra o sucesso da turnê e a diversidade do público: “10 anos é um número muito bonito. Enquanto artista da Tardezinha eu sinto a renovação de público, tenho percebido muitos jovens nos meus shows e é muito gostoso ver essa mistura de gerações. Ao mesmo tempo que tem pessoas de 18 anos, tem um casal de 50. Essa mistura faz com que eu também tenha que me reinventar musicalmente.”
Rafael Zulu, sócio e idealizador, destaca a emoção de levar a Tardezinha para Angola: “É como voltar para casa. A recepção que o Thiaguinho teve lá mostrou o quanto nossa música é querida, e estamos ansiosos para essa troca cultural”.
Novidades para 2025 incluem a Escola de Música da Tardezinha (em parceria com a CUFA) e cursos profissionalizantes com a Estácio, além da Agência de Viagens da Tardezinha, facilitando pacotes para os fãs.
Ingressos: https://www.bilheteriadigital.com/tardezinha-curitiba-26-de-abril
Paula Toller no Guaíra
A cantora e compositora carioca Paula Toller chega a Curitiba neste sábado, 26 de abril, para única apresentação no palco do Teatro Guaíra (R: Conselheiro Laurindo,175), às 21h15, com a “Tour Amorosa 2025”. O espetáculo, que já foi assistido por mais de 500 mil pessoas, celebra quatro décadas de poder feminino na música brasileira, levados ao palco por uma das precursoras. A produção é da Prime.
Grandes clássicos de 40 anos de carreira compõem o setlist, como “Nada Sei”, “Lágrimas e Chuva”, “Amanhã é 23” e “Como eu quero”, entre outras, celebrando a especial conexão da artista com seu público. A fabulosa banda tem Liminha com seu violão envenenado, mais Gustavo Camardella (violão e vocal), Pedro Dias (baixo e vocal), Gê Fonseca (teclados e vocal) e Adal Fonseca (bateria).
Há poucos ingressos à venda através do www.diskingressos.com.br e custam a partir de R$90,00 (meia-entrada) + taxa adm, o valor varia de acordo com o setor.
Bloco do Eu Sozinho no Tork
Mais uma edição do Bloco do Eu Sozinho invade o Tork n’ Roll (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1695 Rebouças) neste sábado, dia 26 de abril, a partir das 20h. O BES é considerado o mais famoso evento do Brasil em tributo ao Rock nacional. A famosa banda é composta por músicos renomados que rodam o país com o evento. Já rolaram mais de 400 edições, em 70 cidades brasileiras. A noite terá um total de 5 horas de show sem intervalo, homenageando as bandas Legião Urbana, Charlie Brown Jr, Engenheiros do Hawaii, Skank, Paralamas e CPM 22. Também haverá um bloco com músicas das bandas Los Hermanos, Capital Inicial, O Rappa, Mamonas, Detonautas e Raimundos. Ingressos pelo Sympla. Garanta seu ingresso e evite filas.
Janine Mathias recebe Nei Lopes em Curitiba
A cantora e compositora Janine Mathias, uma das grandes referências do mercado das artes no Estado do Paraná, convida o sambista e intelectual carioca Nei Lopes para uma programação especial em Curitiba, que une bate-papo e show gratuito neste final de semana, nos dias 25 (sexta) e 26 (sábado) de abril. O projeto inédito celebra a história e a continuidade do samba, com foco na valorização da cultura afro-brasileira e no diálogo entre gerações e territórios musicais.
Nesta sexta-feira (25), a partir das 19h, o Conservatório de MPB de Curitiba recebe um enriquecedor bate-papo musical entre Janine Mathias e Nei Lopes, que será realizado no Auditório Nhô Belarmino (Rua Mateus Leme, 66). O encontro tem como proposta discutir a cena contemporânea do samba, abordando as realidades carioca e curitibana, além de destacar a trajetória de Nei Lopes — autor de mais de 350 obras é referência na música e literatura negras. A entrada é gratuita, com 50 lugares disponíveis por ordem de chegada. Recomenda-se que o público compareça com uma hora de antecedência para garantir seu lugar.
Já no sábado (26), a partir das 20h, o Teatro Paiol (R. Cel. Zacarias, 51 – Prado Velho) recebe o show “Janine Mathias convida Nei Lopes”, também com entrada gratuita. O espetáculo tem direção de Gustavo Moro e conta com banda de apoio formada por Gustavo Moro, Rossano Lopes, Macarrão do Pandeiro, Matheus Corrêa e Nábio Rodrigues.
A entrada para o bate-papo no Conservatório de MPB é gratuita, com lugares limitados por ordem de chegada. Já os ingressos para o show no Teatro Paiol estão disponíveis gratuitamente pela plataforma pixta.me.
Domingo no Centro
A combinação de cultura, entretenimento, gastronomia e serviços do Domingo no Centro foi aprovada pelos curitibanos e já tem nova data marcada. O evento, que aconteceu nos domingos no mês de março em comemoração ao aniversário da cidade, volta no dia 27 de abril em um dos lugares mais conhecidos dos curitibanos: a Rua XV de Novembro.
Das 9h às 15h, o trecho do calçadão entre a Praça Osório e o Bondinho será ocupado com foodtrucks, apresentação musical, feira de artesanato, equipamentos de lazer e outras atrações gratuitas para a população.
O Domingo no Centro integra o Curitiba de Volta ao Centro, o maior projeto de revitalização da região na história da cidade, que une segurança reforçada, obras de modernização da infraestrutura, conservação do patrimônio e valorização cultural. Ao longo de março, foram realizadas quatro edições com a participação de aproximadamente 2 mil pessoas em cada uma delas. O bom movimento também foi impulsionado pela tarifa mais barata de ônibus (R$ 3) do Domingão Paga Meia, programa lançado pela Prefeitura no início do ano.
(Créditos: Bruno Soares, Pedro Loreto, Fernanda Goularte, Pedro Ribas/SECOM)
Leia outras colunas da Emelin aqui.