Há alguma coisa em mim que há décadas atrai o dia 9 de outubro, que ontem passou mais uma vez pelo calendário. Vejamos.
Em 9 de outubro de 1951 nasceram meus irmãos, os gêmeos Flávio e Murilo. Seguem inseparáveis, desde ontem levando 72 anos nas costas. Tive, como em todos os anos, a satisfação de cumprimentá-los. Quando éramos pequenos, eu três anos mais velho, eram saudados por mim com torções de braço, imobilizações, cascudos no cocuruto. Aí eles cresceram e viraram o jogo. Nunca mais me meti com os dois, selamos paz eterna, em nome da minha integridade física.
Anos mais tarde, comecei a namorar a Elane, com quem casei. Descobri que ela havia nascido em um 9 de outubro. Pronto, mais uma pessoa a homenagear no mesmo dia. Elane faleceu aos 68 anos, quando já estava casada com Remy Lessnau e vivia em Porto Seguro, perto da filha Thaís e duas das netas.
Passados os anos, eis que a Juliana, segunda filha do casal Fábio e Simone Giacometti, vem ao mundo em um 9 de outubro, na data que já era de sua avó e de seus tios-avós. Juju, que ontem completou 14 anos, é uma graça de menina.
Também foi em 9 de outubro (de 2019) que liderei a fundação do Observatório da Cultura Paranaense, congregando atualmente 36 entidades paranaenses voltadas ao desenvolvimento, preservação e divulgação da cultura paranaense.
Por último, a Câmara Municipal de Curitiba trouxe mais uma surpresa embutida no dia 9 de outubro. O Projeto de Lei Ordinária, que propõe a denominação de bem público com o nome de Jornalista Fábio Buchmann, foi aprovada ontem por unanimidade, em uma tocante sessão com a presença da Simone, seus filhos, das primas Thêmis Buchmann e Maria Amin Tavares e manifestações de diversos vereadores, o que muito nos sensibilizou.
A iniciativa coube aos vereadores Marcelo Fachinello, presidente da casa, Dalton Borba, Herivelto Oliveira, Jornalista Márcio Barros, Marcos Vieira, Oscalino do Povo, Sargento Tania Guerreiro, Sergio R. B. Balaguer (Serginho do Posto), Sidnei Toaldo, Tito Zeglin e Pier Petruzziello, um timaço responsável por abraçar a proposta.
A Praça Jornalista Fábio Buchmann será construída pela prefeitura de Curitiba na Rua Osório Duque-Estrada, no Jardim Social, não muito longe da casa em que ele e Simone escolheram para viver e criar seus três filhos. Será um local amplo, uma praça para o lazer da população. Que, talvez, tenha sua inauguração marcada para 9 de outubro de 2024, por que não?
Você, leitor, é dos que não acreditam em coincidências? Sugere que tudo isso são conjunções planetárias?
Tanto faz, mas para mim há algo especial no dia 9 de outubro.
Leia outras colunas do Ernani Buchmann aqui.
Gostei.
Se você acreditar em numerologia ela poderá explicar, dar resposta…