Pular para o conteúdo
FERNANDA-CABECA-COLUNA

Pequenos hábitos, grandes mudanças!

21/02/2025

Criar hábitos saudáveis pode parecer um desafio, especialmente quando se trata de alimentação e estilo de vida. É comum acreditar que, para ter uma vida mais saudável, é necessário fazer mudanças severas em um curto período de tempo. No entanto, James Clear, autor do livro “Hábitos Atômicos”, explica que a chave para transformar qualquer área da vida está na consistência de pequenas melhorias que, acumuladas ao longo do tempo, geram um grande impacto na vida.

Esse conceito se aplica a muitos aspectos do nosso cotidiano. Quando pensamos em alimentação, por exemplo, é comum ver pessoas tentarem mudar radicalmente, eliminando grupos alimentares ou aderindo a dietas muito restritivas. Porém, essas mudanças radicais tendem a ser insustentáveis. A melhor maneira é construir hábitos progressivos e realistas. Em vez de focar apenas em metas, como “quero perder peso”, adotar a identidade de “sou uma pessoa que cuida da minha alimentação” torna tudo mais natural e consistente.

Para que um hábito se torne parte da rotina, é essencial torná-lo fácil e acessível. Isso também vale para o paladar, que pode ser treinado para apreciar alimentos mais saudáveis. Se acostumar com novos sabores leva tempo, mas a exposição gradual e frequente a alimentos mais saudáveis pode fazer com que eles se tornem mais atraentes com o tempo. Pequenos ajustes, como reduzir o açúcar do café aos poucos ou incluir mais vegetais em diferentes preparações, ajudam a tornar essas mudanças mais naturais e sustentáveis. Melhorar a alimentação começa com pequenos ajustes no ambiente. Manter alimentos como frutas em um local estratégico e vegetais higienizados na geladeira facilita escolhas mais equilibradas. Além disso, associar um novo hábito a algo que já faz parte da rotina pode ser um diferencial, por exemplo se você já toma café da manhã todos os dias, incluir uma fonte de proteína e fibras, como ovos mexidos e aveia com frutas, pode ser um passo simples e fácil para enriquecer sua dieta.

No entanto, os hábitos que cultivamos influenciam muito mais do que apenas a alimentação. Nossa produtividade, qualidade do sono e até mesmo nossa saúde emocional podem ser moldados por pequenas escolhas diárias. Criar um ritual matinal, por exemplo, pode melhorar a disposição e a clareza mental ao longo do dia. Algo tão simples como começar o dia lendo uma página de um livro ou organizando a agenda pode trazer uma sensação de controle e foco. Da mesma forma, evitar o uso do celular antes de dormir pode melhorar significativamente a qualidade do sono, promovendo uma melhor qualidade de vida.

Pequenos ajustes também fazem toda a diferença na hidratação e no nível de energia ao longo do dia. Para quem deseja beber mais água, um truque simples é deixar garrafas em locais estratégicos, como a mesa de trabalho ou a cabeceira da cama. Pequenos lembretes visuais ajudam a reforçar o comportamento desejado sem esforço extra. Da mesma forma, preparar lanches saudáveis antecipadamente evita escolhas impulsivas. Ter opções como castanhas, iogurte natural e frutas sempre à mão reduz a chance de recorrer a ultraprocessados no momento da fome.

Da mesma forma que podemos facilitar hábitos positivos, também podemos dificultar aqueles que queremos eliminar. Se o objetivo é reduzir o consumo de doces ou fast food, evitar esses alimentos facilmente acessíveis em casa e substituí-los gradualmente por alternativas mais nutritivas faz com que a escolha saudável se torne o caminho mais fácil e natural. O mesmo se aplica ao uso excessivo de redes sociais ou tempo de tela: remover notificações e estabelecer horários específicos para o uso do celular pode reduzir distrações e melhorar a concentração.

O progresso acontece na constância, não na intensidade. Muitas pessoas desistem de um novo hábito porque esperam mudanças rápidas, mas a verdadeira transformação acontece quando pequenas ações são repetidas todos os dias. Se um dia sair da rotina, não se culpe, apenas retome no dia seguinte. Essa mentalidade evita ciclos de desistência e reforça o progresso contínuo. Não se trata de ser perfeito, mas de construir um estilo de vida com mais qualidade, onde cada escolha melhora um pouco mais a sua saúde.

Se você quer entender melhor como criar hábitos positivos e torná-los duradouros, o livro ‘Hábitos Atômicos’, de James Clear, traz métodos práticos e estratégias para facilitar esse processo. Pode ser uma ótima leitura para quem deseja mudanças sem grandes sacrifícios.

Leia outras colunas da Fernanda Ghignone aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *