Ora, ora, ora…quem diria que o tema que já estamos tratando há várias colunas seria o mais citado no final de domingo e nesse início de semana??
Atribuo aqui todos os créditos dos dados que citaremos ao jornalista Allan de Abreu. Em extensa e extremamente rica matéria, ele expôs muito do que é o ambiente da nossa confederação nacional de futebol. Muito da podridão aparente e da podridão que não está tão facilmente identificada, foram colocadas para que todos tenham conhecimento. E parabenizo pelo nível de qualidade das informações, não trazendo superficialidades ou apenas suposições.
Também sejamos francos. Quem acompanha o nosso bate-papo semanal não pode se surpreender. Esse assunto já foi tratado várias vezes. Não com as “vísceras” expostas como o jornalista fez. Mas com todas as informações que também nos levam às conclusões que ele chegou.
Sinceramente eu não sabia que a “mesada” para as federações regionais tinha sido aumentada e hoje passa de 200 mil por mês. Isso mostra ainda mais o porquê de não haver nenhum voto contrário das tais federações à eleição do presidente Ednaldo. Quem quer perder esse “salário” polpudo para tentar modificar e melhorar o rumo do futebol no país??
Quem diria que hoje é um ministro (através de familiares) de nosso prestigiado STF que comanda a parte educacional da confederação? Quem diria que as artimanhas jurídicas (sustentadas pelo STF) manteriam o presidente Ednaldo em seu cargo, seguindo exatamente a cartilha que lhe é colocada? A CBF Academy é a prova viva de quanto essa relação é infrutífera na medida em que não conseguiu, em anos e anos de atuação, moldar sequer UM técnico que pudesse assumir o selecionado brasileiro.
Quem diria que um presidente de federação regional que apresentou voz dissonante ao sistema montado, recebeu 2,5 milhões de reais a título de pagamento de ação que movia contra a confederação? E recebeu em datas muito apropriadas, segundo a reportagem.
Quem diria que o discurso social (que sempre repito aqui que penso ser muito justo) seria abafado por denúncia de assédio sexual contra funcionárias? O que se fala, não se faz.
Quem diria que quem nada tem com o negócio futebol seria incluído em viagens e hospedagens 6 estrelas durante a Copa do Mundo? Qual o motivo da ida de políticos? O poder judiciário precisava ser contemplado?
Motoristas particulares ganhando centenas de milhares de reais? Não podemos e nem devemos desprestigiar o trabalho deles. Mas precisamos entender o quanto vale essa prestação de serviço, não é mesmo?
E a acusação de contratação de prostitutas? Que mais pode ser colocado como ponto depreciativo dessa confederação e, principalmente, do principal gestor da mesma?
Em qualquer nação séria, o rumo da prosa seria outro. Mas estamos no Brasil…
E aí temos a informação revelada que investimentos no aprimoramento e na educação dos árbitros foram cortados por falta de verba. No final de semana sai uma normativa que os jogadores não mais podem pisar com os 2 pés (subir) na bola, por se tratar de um ato de desrespeito ao adversário. Tenha santa paciência!!!!
A segunda rodada foi tenebrosa no que tange ao desempenho dos árbitros em campo e do VAR. Erros e mais erros. Expulsões erradas, pênalti inexistente que define jogo. Cheguei a ver marcação de impedimento após cobrança de lateral…
Certeza é que os cofres da CBF continuarão cheios. Contrato novo de fornecimento de material esportivo inchará ainda mais as cifras nos próximos anos. Essa gente continuará orbitando por lá. Nada mudará. Infelizmente para todos nós e muito felizmente para os interesses deles.
Como sabiamente citou o personagem “Capitão Nascimento”, conhecido por todos nós: o sistema é f…!
Leia outras colunas do Glenn Stenger aqui.