Abriu-se a janela de contratações para o Campeonato Brasileiro. Isso foi agora em 10 de julho e perdurará até 02 de setembro.
Essa nova regra, em que se pode movimentar jogadores em apenas dois períodos no ano, é recente. Antes migrações, principalmente entre séries distintas do mesmo campeonato, eram normais e habituais. A FIFA hoje exige isso de seus filiados. O que muda de acordo com o país, continente ou com a federação local, são as datas de início e fim de cada janela. Mas elas existem para todos.
E posso afirmar que as tais janelas não são favoráveis aos clubes. Essa regra impacta diretamente numa série de situações. Vamos a elas:
- Os jogadores ficam mais caros. Como qualquer mercadoria, se limitamos o tempo em que podem ser compradas, o seu preço sobe. Lei natural de mercado.
- As janelas não casam. Os prazos são diferentes. Com isso os negócios tendem a ocorrer nos últimos dias possíveis de janela. Todos seguram seus atletas (mercadorias) ao máximo para que possam tentar vender por preço maior.
- Os calendários são totalmente diferentes. Na Europa, por exemplo, as competições iniciam no meio do ano. Isso faz com que a janela (principalmente a de compra por parte deles) seja mais intensa agora e apenas mais corretiva no final do ano. Isso pode destruir clubes que dependem de atletas para manter o desempenho em campeonatos que estão na metade (América do Sul, por exemplo).
- Condicionamento de atletas. Assim como no tópico acima, o nível de condicionamento físico dos atletas é diferente. Enquanto em alguns lugares é fim de temporada em outros é meio.
- Privilégio para quem tem mais poderio financeiro. O exemplo é simples. Se dois clubes precisarem de atletas para a mesma posição, ganhará a disputa aquele clube que oferecer mais. Como o tempo é limitado, quem pode mais chora menos.
Ou seja, não é uma boa medida se olhada apenas pelo aspecto de disputa, esportivo. Mas como nosso amado esporte é regido pela lei do dinheiro, e assim as negociações ficam mais caras e “interessantes” para os players desse mercado, tenho certeza que nunca mais será mudada!
Nos acostumemos com as janelas e as admiráveis movimentações que elas nos trarão semestre após semestre.
Leia outras colunas do Glenn Stenger aqui.
Concordo plenamente meu amigo