Pular para o conteúdo
GLENN-CABECA-COLUNA

O que falar da CBF? Vergonha define?

21/05/2025

Já até perdi a conta de quantas vezes tocamos aqui no assunto CBF. Na bagunça institucionalizada que é. Não é novidade para ninguém que aqui nos acompanha, o quanto o ambiente de lá é nefasto. Tampouco, a falta de preparo, dinâmica, proficiência do senhor que ocupava a cadeira de presidente até dias atrás.

Foram exatos 52 dias desde sua “eleição” por aclamação até a sua destituição. Sou franco aqui: não me surpreendeu em nada. Sequer ele deveria e poderia estar lá.

A CBF está com os cofres jorrando de dinheiro. Isso atrai muitos interesses. E, grande parte das vezes, inescrupulosos. A CBF detém um “poder paralelo” que advém da força que o futebol (maior produto de entretenimento do planeta) emana. A CBF está envolvida há algum tempo no emaranhado político do país. Emaranhado esse que conhecemos a fundo e sabemos que pouco tem de bonito, de fiel, de profissional.
Ednaldo era um bom “fantoche” até o momento que passou a não mais ser… Não sendo, perdeu seus aliados internos, perdeu sua sustentação (a mais pesada e necessária) em Brasília. E as federações regionais rapidamente viram isso e pularam de galho. Movimento típico de quem não possui qualquer sobriedade nas suas decisões, nenhum compromisso.

Falar que a causa desse movimento foi a falsa assinatura, de um ex-presidente que ora estava incapacitado, em documento de apoio ao Ednaldo, é achar que somos tolos. Acredito que já se sabia dessa falha no processo. Esperava-se apenas o momento para usá-la. No Brasil esse tipo de falcatrua parece até ser normal, depois que vimos, em rede nacional, um cadáver sendo levado até um banco para assinar um contrato de empréstimo. Não somos um país sério.

O que esperar de novo? Nada.

O que esperar do novo presidente que deverá ser aclamado? Nada. Já se levantaram dados dele mostrando processos em que ele demonstra seguir o mesmo caminho daqueles que o colocaram lá.

O que esperar do presidente da portentosa Federação Roraimense de Futebol? Qual o poderio que os Zveiter terão junto à CBF tendo o cidadão de Roraima como presidente?

Qualquer movimento diferente, que interfira no “sistema” será barrado. Qualquer ação (lembram do Ronaldo Fenômeno, meses atrás??) será barrada.

O Brasil não é para amadores. O Brasil é PHD em processos tortuosos. E a CBF é o mais puro suco de Brasil!

Leia outras colunas do Glenn Stenger aqui.