Pular para o conteúdo
hag schultz

A importância de “fazer nada” para a produtividade

06/06/2024

Pode parecer contra intuitivo dizer que “fazer nada” é efetivo para a produtividade. No entanto, diversas pesquisas e especialistas destacam a importância das pausas e do descanso para manter a saúde mental e física, além de melhorar o rendimento a longo prazo. O neurocientista Andrew Smart argumenta que o descanso permite que o cérebro consolide informações e reabasteça seus recursos energéticos. Quando trabalhamos sem parar, a fadiga cognitiva se instala, diminuindo nossa capacidade de pensar com clareza e tomar decisões eficientes. Pessoas controladoras e ansiosas são as que mais têm dificuldade em desacelerar. Elas tendem a ver o descanso como uma perda de tempo, o que pode levar a um ciclo vicioso de exaustão e diminuição da produtividade. Essa constante busca por produtividade pode resultar em burnout, um estado de exaustão física e emocional que prejudica gravemente a saúde e o desempenho profissional.

“Fazer nada” pode ser extremamente benéfico. Momentos de inatividade permitem que a mente divague, facilitando a elaboração de ideias e a resolução criativa de problemas. Pausas regulares reduzem os níveis de estresse e ansiedade, promovendo um bem-estar geral. A prática da meditação, por exemplo, é uma forma estruturada de “fazer nada” que tem mostrado diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Para quem tem dificuldade em parar, é útil começar com pequenas mudanças. Técnicas como a Pomodoro, que alterna 25 minutos de trabalho com 5 minutos de pausa, podem ajudar a treinar a mente a valorizar o descanso. Além disso, atividades como caminhar, ouvir música ou simplesmente olhar pela janela podem servir como mini-pausas revitalizantes durante o dia.

Sendo assim, reconhecer a importância das pausas é essencial para uma vida saudável e produtiva. Aprender a “fazer nada” pode parecer um desafio, especialmente para pessoas controladoras e ansiosas, mas é um investimento valioso especialmente na saúde mental. Incluir momentos de descanso em nossas rotinas melhora nossa qualidade de vida!

Leia outras colunas da Hag Schultz aqui.

1 comentário em “A importância de “fazer nada” para a produtividade”

  1. Valéria Napoleão

    Boa noite!

    Eu sempre penso que não somos super heróis, nosso corpo merece descanso de qualidade.
    Sabemos que muitas coisas só nós podemos fazer por nós mesmo , uma das principais é nosso trabalho, não tem como ninguém trabalhar por nós , conquistar as coisas na vida por nós, e também muito menos vai ter alguém para pegar a sua saúde e dar para nós , quando estivermos doentes , por causa de sobrecarga de trabalho.
    Por vezes as pessoas podem até colocar a culpa na profissão em si .
    Eu sempre falo aqui em casa, que trabalhar com costura é uma benção, tem seu ônus e bônus, tem muitas vantagens mais também é algo que podemos não impor limites , como tem acesso rápido ao local de trabalho e facilidade de poder estender por mais tempo e até os fins de semana , acaba sendo tentador, e é claro todos nós temos planos e queremos ganhar dinheiro.
    O que acontece é não deixar o trabalho no seu devido lugar e seu devido tempo.
    Quanto a essas pausas que foi mencionado eu acho muito legal e já faço isso, procuro descansar sempre depois do almoço, comer um fruta depois do almoço, escovar os dentes com calma passar fio dental, brinco com meu pet um pouquinho, as vezes leio um pouquinho, ou sento em uma poltrona que tem aqui na varanda de casa e fico olhando as árvores os passarinhos um pouquinho, olho meu cachorrinho, essas coisas.
    Medicação preciso fazer.
    Temos que cuidar para não ultrapassar demais em questão de trabalho mesmo.

    Cada coisa tem seu tempo mesmo não adianta rsrs

    Eu amei a coluna muito obrigado
    Boa noite 😃🍀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *