Pular para o conteúdo

HojePR

As bruxas do nosso século

25/05/2023
bruxa

A mulher teve um papel fundamental no desenvolvimento do capitalismo através da divisão sexual do trabalho. Quando nos deparamos com fatos da época, descobrimos que as “bruxas” do século XVI na Europa são mais semelhantes a algumas mulheres do que imaginamos. Para ser considerada bruxa, bastava ser rebelde e praticar sua sexualidade fora dos vínculos do casamento e da procriação, responder, discutir, tomar a iniciativa, desafiar as estruturas de poder e ser tão vigorosa quanto os homens. Séculos depois, tenho a sensação de que essa conotação ainda paira sobre nós – talvez com outra denominação – afinal atitudes como estas ainda podem ser vistas como degradação social em muitas culturas.

 

Em menos de dois séculos, centenas de milhares de mulheres foram queimadas, enforcadas e torturadas. A caça às bruxas foi um ataque à resistência de mulheres que eram contra a divisão capitalista e contra o controle sobre seus poderes sexuais e reprodutivos. Esta caça chegou ao fim no século XVII porque houve uma crescente sensação de segurança com relação ao poder do patriarcado.

 

Atualmente, essa sensação de segurança tem sido ameaçada. A ascensão do feminismo e liberdade de escolha experimentada pelas mulheres, amedronta aqueles que compartilham pensamentos arraigados em épocas passadas e que não tem inteligência emocional para lidar com as mudanças da nova geração. Tortura e ameaça podem parecer atitudes descritas nos livros antigos, mas permanecem vivas em nosso cotidiano. Ano após ano mulheres são mortas pelo fato de serem mulheres e certas relações sociais ainda são baseadas na crença de que mulheres são submissas aos homens, indicando que suas escolhas não são relevantes, transformando-as em propriedade dos seus parceiros. As que fogem à regra muitas vezes se tornam mais um dado estatístico de feminicídio.

 

Sendo assim, é essencial observar o passado para impedir que certas atitudes se repitam; valorizar a luta que as “bruxas” travaram para que pudéssemos ter voz; discutir mais sobre assuntos que permeiam as conquistas femininas e naturalizar o corpo da mulher que outrora foi reduzido à reprodução. Com absoluta certeza, nossas irmãs consideradas “bruxas” em séculos passados têm muito a nos ensinar!


Referências:

Brasil bate recorde de feminicídios em 2022, com uma mulher morta a cada 6 horas. Disponível aqui. Acesso em: 24 maio. 2023.

Federici, Silvia. Calibã e a bruxa – Mulheres, corpo e acumulação primitiva. Editora Elefante, 2017.


Leia outras colunas da Hag Schultz aqui.

1 comentário em “As bruxas do nosso século”

  1. Valéria Lucio Napoleão

    Boa noite!
    Eu já li Muitos artigos falando do que as mulheres do passado passavam na mão dessas pessoas ruins que não deixavam elas terem voz, em todos os sentidos, elas sofriam por serem sinceras e querer ser o que queriam, em todos os sentidos, na política na família principalmente elas sofriam muito mesmo, eram obrigadas a se casar cedo e se casar com quem elas nem eram apaixonadas e ter muitos filhos sem querer .
    Pensa isso deveria ser horrível, nada é mais pior do que estar todos os dias na mesma casa com uma pessoa que não amamos e ainda mais ser obrigada a ter relação íntima com a pessoa, pensa como o emocional dessas mulheres ficava.
    Também as mulheres que queriam ajudar na Política e os homens sempre com esse machismo deles, dizendo que isso só serve pra homens.
    Eles esquecem que sempre Por traz de um trabalho bem feito sempre tem uma mulher pode notar .
    Um Político que é casado geralmente tem uma mulher em casa que cuida da casa, dos filhos.
    Ou nem mesmo um Político um cidadão normal, no dia a dia sempre tem um mulher espetacular em casa, ou andando com ele apoiando se dedicando no lar, apoiando em sentido emocional e tudo, isso eu falo de uma mulher de personalidade boa !
    E então na hora que a mulher quer entrar em meios que ela ajudaria muito mais que os homens , isso é travado e não é respeitado, como por exemplo na Política, eu não me envolvo muito em Polícia, mais se tivesse mais mulheres principalmente no Brasil, teria muito mais melhorias, não desfazendo dos homens que tem seu papel importante também e são muito inteligentes, mais essa questão do preconceito do envolvimento da mulher em áreas da vida que só os homens podem por assim dizer, deveria continuar mudando sim sempre !
    E nós ao estudar a história dessas mulheres do passado devem respeitar com carinho sua história, e tentar sempre continuar com o que elas deixaram pra nós .
    A inclusão em áreas que todos nós podemos fazer sim , não somente os homens!

    Por mais mulheres guerreiras e determinada e que estão dispostas a melhorias pra todos nós principalmente para as crianças 😌♥️
    Boa noite!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *