Você já viu um nutricionista com uma alimentação nada nutritiva? Um médico que não cuida da própria saúde? Um personal trainner que não define seus músculos? Provavelmente sim! Parece óbvio, mas ainda acreditamos que um profissional de determinada área, evidentemente vai utilizar seu conhecimento em benefício próprio. Eis a lição número um para quem quer se comunicar bem: compreender que comunicação é prática, como um exercício diário que produz resultado. O conhecimento puro não gera consequência, é a ação que cria o movimento e neste caso, o movimento é uma comunicação assertiva.
Para uma comunicabilidade eficaz, também é fundamental desconstruir ideias fazendo uma análise sobre nossos julgamentos. Em certos momentos, deixamos de nos comunicar porque aquele que recebe a mensagem nos intimida ou incomoda de alguma forma. Antes de começar a exercitar a comunicação, precisamos analisar que rótulos colocamos em quem faz parte do nosso cotidiano. Utilizamos atalhos mentais para formar impressões sobre pessoas e guiar nossas decisões: são os famosos estereótipos. Boa parte das vezes, fazemos isso sem ter a menor consciência, por isso, é imprescindível fazer essa análise. Podemos observar a maneira como enxergamos aquele gestor ou a mãe do novo namorado e refletir sobre a característica que essas pessoas têm que nos intimidam. Questionar qual é a base dos nossos pensamentos ou se idealizamos uma imagem distorcida, se foi uma visão baseada no senso comum ou uma avaliação particular e ainda, se demos a oportunidade para conhecer a pessoa antes de criar uma impressão, são informações importantes para entender sobre comunicação.
Levando-se em consideração esses aspectos, o próximo passo é sair da zona de conforto. Utilizar a informação que temos na palma da mão, absorver o conhecimento e colocá-lo em prática através de pequenas metas diárias, é a estratégia mais simples e bem sucedida. O medo do desafio virá de mãos dadas com o resultado e as lições aprendidas por meio de nossas ações, desconstruindo crenças relacionadas à pessoas, testando a comunicação todos os dias, jamais será tirado de nós.