* Por Eduardo Del Secchi
Você sabia que a Prefeitura de Curitiba conta com um canal direto e digital para a população solicitar serviços públicos, conferir informações e acompanhar demandas em tempo real?
Estamos falando do aplicativo Curitiba 156, uma ferramenta prática e eficiente que aproxima o cidadão do poder público e contribui para uma cidade mais participativa, organizada e transparente.
Com uma interface simples e intuitiva, o app está disponível gratuitamente para download nas lojas Google Play e App Store. Atualmente, o Curitiba 156 reúne mais de 20 tipos de serviços públicos, como:
• Solicitação de coleta de entulhos, restos de construção ou resíduos de jardim;
• Pedido de fiscalização de trânsito por estacionamento irregular;
• Manutenção da iluminação pública, pavimentação ou calçadas danificadas;
• Denúncias de focos de dengue e fiscalização de obra particular;
• Doação de roupas, móveis e eletrodomésticos, entre outros itens.
• Abordagem a pessoas em situações de rua e também violência contra a criança e adolescente;
• Diversos telefones úteis e endereços de equipamentos públicos, como escolas e unidades de saúde;
Além disso, o aplicativo permite acompanhar o andamento de cada solicitação, oferecendo transparência e segurança ao usuário.
Facilidade para usuários do transporte coletivo
Pelo aplicativo é possível consultar horário, itinerários e localização de linhas em tempo real, evitando longas esperas nos pontos. Há também o emprego do georreferenciamento para a busca dos pontos de ônibus com informações de linhas que passam no local, permitindo o planejamento dos deslocamentos pela cidade.
Outra funcionalidade é a consulta de saldo do cartão transporte e compra de créditos com aplicativos conveniados, gerando maior comodidade ao usuário do transporte coletivo.
Mais participação cidadã
Desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), o Curitiba 156 também estimula o engajamento do cidadão, permitindo o exercício do papel de fiscal e colaborador na manutenção da cidade. Com poucos cliques, é possível indicar problemas no bairro e contribuir para soluções mais rápidas e eficazes, sem filas ou atendimentos telefônicos.
Durante eventos críticos, como chuvas intensas ou surtos epidemiológicos, o app ganha ainda mais importância, agilizando o registro de ocorrências que exigem resposta imediata.
Somente em março deste ano, foram efetuados mais de 1,5 milhão de registros por este canal. Se você ainda não o utiliza, é hora de baixa-lo e colaborar com a construção de um ambiente urbano mais eficiente, humano e conectado.
Aproveite a praticidade no acesso aos serviços públicos e usufrua dos seus direitos.
* Eduardo Del Secchi é analista de Comunicação no Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). Possui graduação em Marketing pelo Centro Universitário UniOpet e MBA em Administração Pública pela UNINTER.
Leia outras colunas do ICI aqui.