A difícil arte da entrevista. Abre-se uma vaga e milhares de currículos começam a surgir.
Apesar dos pré-requisitos da vaga muitos ignoram o descritivo e enviam seus currículos, na tentativa de agradar o entrevistador.
Mas como contratar pessoas para minha empresa?
É importante que a empresa saiba para que precisa contratar, para onde precisa contratar e o que o novo funcionário irá fazer.
A empresa está crescendo, as atividades começam a sobrecarregar alguns funcionários e a equipe começa a fazer horas extras e o trabalho começa a atrasar. O gestor entende que precisa de mais gente e abre uma vaga.
Algumas vezes a sobrecarga de serviço acontece por falta de processos, outras vezes é porque a divisão de tarefas não está feita corretamente.
Processos bem definidos devem garantir que as informações que nascem no comercial cheguem corretamente para o financeiro. Um bom cadastro de clientes. Uma negociação corretamente registrada. Informações consistentes que garantem que o cliente terá um bom atendimento e se sentirá valorizado dentro da empresa.
Segregação de função. Compliance. Processos auditáveis. Controle, transparência, prestação de contas.
Que tipo de funcionários a empresa procura. Quais as competências comportamentais, técnicas e organizacionais que vão encaixar com seu time atual?
Que função o novo colaborador irá desempenhar? Se a posição é para um financeiro, entenda exatamente qual será a função. O financeiro pode efetuar o faturamento, contas a pagar, contas a receber ou tesouraria. O importante é que a vaga em aberto deixe clara a função.
Todas as atribuições devem estar claras na descrição do cargo. Esses cuidados são importantíssimos para a contratação e certamente isso irá facilitar no momento da seleção.
Mas e você candidato? Como você está preparando seu currículo?
Muitos são os modelos de currículo disponíveis na internet, alguns com fotos, outros coloridos, mas o principal são as informações que você preenche!
Currículos com objetivos claros são sempre muito bem vindos! Isso facilita muito quando a empresa está buscando uma pessoa para uma oportunidade.
Estruture seu currículo, coloque seus dados pessoais, descreva as funções que desempenhou, não exagere, seja verdadeiro e por favor evite colocar um histórico profissional de vinte anos. Isso sinceramente é desnecessário.
Nervosismo é normal e aceitável, mas procure se preparar para a entrevista, evite falar demais e evite falar de menos, fale o necessário, comente suas conquistas e principalmente não fale mal das empresas por onde passou, isso pode ser entendido como falta de ética. Chegue na hora.
Assim como a empresa, você como candidato também deve se preparar.
Pesquise sobre a empresa, entenda os produtos e/ou serviços da empresa, escolha uma roupa para a entrevista, no momento da entrevista seja educado, mantenha contato visual e demonstre segurança. Fale sobre sua experiencia e preste atenção nas perguntas.
Leia outras colunas da Karla Küster aqui.