No mundo dos negócios empreender não é fácil e normalmente é uma missão solitária, mesmo que para isso você conte com algum sócio.
São muitas as decisões que são tomadas o tempo todo e é nessas horas que o empresário pode se sentir inseguro.
O mundo cada vez caminha mais para as empresas autogerenciáveis onde os profissionais devem buscar o aprendizado contínuo.
O mercado busca por profissionais que tenham atitudes proativas, sejam criativos, se relacionem bem e gerem resultados.
O mercado mudou. Há pouco tempo atrás o colaborador buscava somente por salário, mas atualmente a busca é por qualidade de vida.
Nesse novo cenário cada vez mais o empresário se vê perdido na gestão da sua empresa. Em um certo momento da empresa o negócio começa a prosperar e estar organizada e saber para onde ir faz parte desse processo.
Saber fazer a gestão da empresa, tomar as decisões assertivas, ter um planejamento estratégico, ter um plano de ação, alcançar seus objetivos e gerar resultados é mais ou menos como “assoviar e chupar cana”!!!
A consultoria empresarial vem sendo cada vez mais necessária para ajudar as empresas. O apoio estratégico é a ajuda necessária para que a empresa se mantenha e se torne competitiva no mercado.
A consultoria visa levantar as necessidades da empresa, isso sempre por meio de um diagnóstico, onde são vistos os processos da empresa, dessa forma é possível recomendar ações de melhoria.
Outra forma de apoio ao empresário são as mentorias.
O mentor ajuda os empreendedores, gestores e líderes a aprender coisas novas, trazendo novas práticas para o negócio, isso aumenta o desempenho e resulta em melhores resultados para a empresa.
Temos também a implantação de um Conselho Consultivo (CC) que se torna muito importante num momento de tomada de decisão. Esse modelo pode ser indicado para médias empresas.
Um Conselho Consultivo vai ajudar o empresário a olhar para o mercado e a elaborar as melhores estratégias para a atuação do negócio. O objetivo do CC é dar suporte a administração das empresas junto com os gestores, dando alternativas qualificadas na forma de mentoria e aconselhamento dos sócios e/ou diretores.
Para que isso funcione os membros do Conselh0 Consultivo devem ser mais experientes e especializados do que os sócios da empresa.
É o CC que vai ajudar a identificar as melhores práticas do mercado para a gestão estratégica do negócio e vai apoiar a definição de estratégias de gestão e engajamento dos níveis tático e operacional.
Crescer é fundamental para se manter firme no mercado, mas nesse crescimento não podemos perder a qualidade, seja ela no produto ou serviço, no atendimento ou na gestão. O crescimento precisa ser acompanhado de planejamento, acompanhamento e gerenciamento.
Independentemente do tamanho de sua empresa um suporte administrativo externo sempre pode ajudar. Essa ajuda profissional pode vir de diferentes formas seja numa consultoria empresarial, numa mentoria ou com um Conselho Consultivo, todas essas ferramentas tem suas particularidades, mas todas elas visam dar o apoio necessário para o crescimento da empresa.
Leia outras colunas da Karla Küster aqui.