Pular para o conteúdo

HojePR

Custa me atender bem?

04/01/2023
atender

Por favor me atenda bem, não custa nada!

Sinceramente, quando se atende bem você só tem a ganhar, porque um cliente satisfeito retorna e o insatisfeito além de não voltar ele fala mal da sua empresa.

Quantas vezes será necessário falar isso?

Partamos do pressuposto que precisamos de clientes, isso certamente não é novidade.

Empresas investem muito dinheiro em propaganda e divulgação, mas muitas vezes esquece de ter pessoas certas na linha de frente, aquele que vai receber e atender ao cliente.

Não estou dizendo aqui que o funcionário precisa ficar agradando o cliente o tempo todo, mas estou afirmando que o funcionário precisa atender bem ao cliente.

E você, por favor, se você não gosta de gente, então não vá trabalhar no atendimento.

Hoje temos muitas opções de trabalho onde não é preciso tratar com pessoas, então faça um favor a você mesmo e busque esse tipo de atividade.

Agora, se você tem uma atividade que envolve atender ao cliente, faça isso da melhor forma possível, por você e por sua empresa.

Você já teve a experiência de perder um tempão selecionando frutas na banca do mercado e chegar ao caixa e o atendente jogar suas frutas na balança? Isso é mau atendimento.

Você já ligou para um consultório médico para agendar uma consulta e a secretária foi grosseira contigo ou simplesmente não te deu todas as informações necessárias? Isso é mau atendimento.

Você já se hospedou em um hotel em que você ao chegar pediu algum item extra no seu quarto, como um travesseiro por exemplo e foi esquecido? Isso é mau atendimento.

Essa é para as mulheres, você já foi a algum mecânico e foi mau atendida porque é mulher e não entende nada de carros e por causa disso tudo que você relatou de problemas do seu carro não foi levado em consideração e quando você foi buscar seu carro ele saiu com os mesmos problemas de quando entrou? Isso é mau atendimento.

Você já foi a algum restaurante e o prato que você recebeu estava totalmente diferente da foto do cardápio? Acredite, isso também é mau atendimento.

Duvido aqui que você não tenha se identificado com alguma dessas situações ou que não tenha se lembrado de nenhuma outra situação de mau atendimento.

A venda só termina no momento em que o cliente paga pela compra e volta a comprar.

Sim, é assim.

Uma empresa funciona de forma sistêmica, todos os departamentos e todas as pessoas são responsáveis para que a empresa funcione e para que o cliente retorne.

Se você vai até uma concessionária ou acessa a um site de alguma montadora de veículos e “monta seu carro” você vai esperar pelo carro no prazo informado e não vai aceitar menos daquilo que você comprou.

Assim como, se você escolhe um lugar para passar suas férias, pesquisa o lugar, escolhe onde ficará hospedado, escolhe os passeios, paga por tudo, você com certeza não espera que nada daquilo dê errado, não é mesmo?

A empresa funciona de forma sistêmica e o cliente quer receber o que comprou e quer receber com respeito e educação.

Cuidado com o atendimento. Ao contratar alguém procure entender que tipo de pessoa você precisa para ocupar a posição em aberto. Entenda também qual posição terá que falar com o cliente e isso também inclui o financeiro.

Ao contratar alguém, ao demitir um funcionário, ao criar uma ação promocional, ao mudar alguma coisa na sua empresa ou na sua equipe entenda os impactos. Contrate certo e treine sua equipe para tratar com o cliente.

Se não vai conseguir atender, avise ao seu cliente. Se não vai conseguir cumprir o prazo, avise seu cliente. Não tem aquele produto, avise seu cliente. Ações simples como uma mensagem para seus clientes, um comunicado pode ajudar a fazer com que seu cliente entenda e principalmente que ele se sinta valorizado, independente do tamanho do negócio e do ramo de atividade.

Cuide do seu cliente.

 

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *