Decidir quando é hora de mudar e de deixar algo é sempre uma decisão difícil e complexa.
Para vencer o comodismo e tomar uma ação de mudança é crucial prestar atenção aos sinais que indicam que a hora chegou, por vezes, esses sinais podem suavizar a sacudida que a vida nos oferece.
Paulo Vieira, criador do método CIS, que foca no desenvolvimento da inteligência emocional, nos brinda com três princípios poderosos do sucesso: pessoas, lugares e conhecimento. Baseando-me nesses princípios, posso afirmar o seguinte:
1. Se você sente que não está mais aprendendo ou crescendo onde você está e não vê oportunidades de melhoria, isso pode ser um grande sinal de que está na hora de buscar novos ares.
2. Se estiver em um ambiente tóxico, rodeado de colegas que geram estresse, ansiedade ou descontentamento, isso pode começar a afetar sua saúde, indicando que é o momento de buscar novos ares;
3. Se os valores já estão muito diferentes daquilo que você acredita e você não reconhece mais o lugar onde você está, então está na hora de buscar novos ares;
4. Se o lugar que você está deixou de ser interessante, recompensador e principalmente, deixou de ser divertido e tornou-se monótono, sem motivação, então realmente está na hora de buscar novos ares!
Nossa vida é cheia de acontecimentos. Muitas vezes, questões pessoais nos impedem de perceber a estagnação e, ainda menos, de ouvir nossa intuição. A vida, por si só, nos mostra o aviso para seguir em frente, isso pode até mesmo vir da própria equipe, indicando que é hora de “dar tchau”.
Quando isso acontece a sensação vem em forma de tristeza, de chateação e até mesmo de revolta, mas nada como organizar os pensamentos e começar a pensar com calma o que aconteceu e como se preparar para a despedida.
Como lidar com isso? Respire fundo, esfrie a cabeça, coloque seus pensamentos em ordem.
1. Pare e reflita. Lembre-se de tudo o que aprendeu, as experiencias que teve, as pessoas que conheceu e as histórias que criou;
2. Seja grato. Seja grato a tudo que viveu, reconheça os aprendizados que obteve durante sua experiencia nesse lugar;
3. Permita-se sentir. Viva a tristeza e a ansiedade, isso faz parte do processo da despedida;
4. Pense nos próximos passos. Revise seus planos, reavalie seu planejamento, identifique o que é necessário e o que pode ser feito, quando e como fazer; isso renovará suas energias;
5. Seja gentil consigo mesmo. Respeite suas emoções, olhe com atenção para as novas oportunidades e se organize para a mudança.
Despedidas são sinônimos de novas oportunidades. Entenda que depois do adeus muitas coisas podem mudar, você deve perder alguns contatos de pessoas que está deixando para trás, mas nem todos esquecerão de você.
Está com medo, busque aconselhamento junto a alguém de confiança. Em momentos de dúvida, ter um mentor pode ser extremamente útil para oferecer orientação e apoio durante essa fase de indecisão.
Leia outras colunas da Karla Küster aqui.