Muitos de nós consumidores sempre reclamamos pela falta de um bom atendimento nos estabelecimentos que frequentamos, mas como nós estamos nos portando como consumidores?
Todos nós somos consumidores e todos nós sempre buscamos por um bom atendimento, mas será que nós estamos tratando bem quem nos atende?
Muitos consumidores esquecem que do outro lado do balcão e do telefone também existe uma pessoa que merece respeito.
Muitos são os relatos de colaboradores sobre a falta de educação de alguns clientes.
A área comercial é uma área que já está acostumada a ouvir um “não”, um profissional do telemarketing já teve diversas vezes o telefonema interrompido no início da conversa, o financeiro da área de cobrança, já é acostumado a ouvir um “não está” ou “não estou devendo” ou “vou pagar na semana que vem”, assim como um atendente de uma loja de roupas é acostumado a ouvir um “não serviu, preciso trocar”, porém esses profissionais não ouvem somente isso.
Infelizmente o que algumas vezes acontece são: clientes sem educação que desrespeitam a pessoa que os atende, ou clientes sem paciência que não esperam a pessoa falar, ou ainda aqueles clientes que inventam milhares de histórias para se aproveitar de uma ocasião. Alguns clientes que acham que podem humilhar a pessoa por não gostar dela!
Há ainda aqueles clientes que chegam cheio de ameaças, aqueles que compram um produto simplesmente para usar no fim de semana e trocar na segunda-feira, como se a empresa não soubesse disso.
Porém preciso aqui contar que já vi funcionários chorando por terem sido destratados e humilhados ao telefone ou presencialmente.
Clientes raivosos que muitas vezes por estarem insatisfeitos com alguma coisa descarregam toda a sua ira no atendente!
Não vou aqui defender situações onde a empresa peca em não ter processos bem definidos e onde consumidores são obrigados a fazer o trabalho pela empresa! Não vou aqui tirar a razão de muitos clientes que se irritam ao se deparar com aquelas gravações intermináveis que passam o cliente para diversas opções antes de resolver seu problema. Assim como aquelas empresas que obrigam seus clientes a fazerem diversas vezes a mesma coisa, pedindo milhões de documentos protocolados em diversos lugares e que no final sempre falta alguma coisa.
O atendimento acontece dos dois lados. De um lado a empresa e do outro lado o consumidor.
Mas o que preciso expor aqui é que muitas vezes existe a falta de respeito por parte dos consumidores. Muitos se empoderam pelo simples fato de serem consumidores e por esse motivo se sentem no direito de humilhar a empresa que o atende.
Como consumidores temos todo o direito de exigir um bom atendimento, mas isso não nos dá o direito de faltar com respeito com os profissionais que nos atendem, sejam essas pessoas do comercial, do financeiro, de compras, do operacional ou de qualquer outra área da empresa.
Leia outras colunas da Karla Küster aqui.