Como é bom uma festa para comemorar o ano! Melhor ainda quando a festa é da empresa.
É a hora de encher as redes sociais de fotos, hora de brindar e dar risada. Um evento corporativo também é bom para integrar colegas de trabalho, criar laços entre funcionários.
Maneira importante de fazer com que os colaboradores se sintam parte da empresa, certamente eles divulgarão a empresa em seu meio social. Isso é muito bem-visto pelos clientes, que entendem que a empresa preza por seus funcionários.
Muitas empresas acreditam que festas de confraternização são desnecessárias, mas estudos comprovam que hoje não basta somente o salário, as comissões e/ou os benefícios, eventos corporativos são uma forma de manter os colaboradores motivados, engajados e com uma visão positiva da empresa.
RH, presta atenção!!! Uma festa também pode ser um forte indicador de satisfação! Quando muitas pessoas não prestigiam a festa isso pode significar que não estão contentes com o emprego ou que há muitos conflitos no grupo.
E como se comportar numa festa corporativa?
Eu mesma já participei de festas memoráveis! De shows de bandas locais, a raves com diversas tendas e apresentações simultâneas, festas temáticas e shows de grandes bandas de sucesso nacional.
Presenciei cenas incríveis e também fiquei sabendo de histórias inacreditáveis… colegas bêbados que terminavam a noite abraçados ao vaso, colegas que batiam seus carros na saída do evento, dentre outras pérolas que sempre vinham à tona no dia seguinte.
Mas numa festa da empresa vale tudo? Não. Num ambiente corporativo deve-se prezar pelo bom senso e pelo bom comportamento.
Seguem aqui algumas dicas de como se comportar:
• Dica 1: Não é porque a empresa paga pelo chopp que se deve beber como se não houvesse o amanhã. Cuidado com as bebidas, não esqueça que você está numa festa da empresa e pode sim estar sendo avaliado.
• Dica 2: Cuidado com o que vai vestir. Mulheres, não usem roupas muito decotadas, transparentes, justas ou muito curtas, homens não vá de camiseta de futebol, evite regatas ou roupas rasgadas, caso o convite não deixe claro o estilo da roupa, procure colocar uma roupa discreta.
• Dica 3: Evite chamar a atenção com comportamentos espalhafatosos. Festas da empresa são ótimas oportunidades para fazer network com pessoas com quem você não encontra diariamente.
• Dica 4: Faça conexões e não vá com a intenção de resolver algum assunto mal resolvido. Festa é sinônimo de confraternização e não de discussão.
• Dica 5: Converse com todos, não fique puxando saco de níveis hierárquicos maiores. Acredite isso não é legal.
• Dica 6: Não fale mal do seu gestor e muito menos dos seus colegas de trabalho. Seja agradável com todos, não fique reclamando e falando mal dos outros, isso não é nada adequado.
• Dica 7: Nem pense em dar em cima dos seus colegas. Paqueras e demonstrações de afeto devem ser evitadas, pois isso pode ser interpretado como assédio ou falta de respeito.
• Dica 8: Gosta de dançar? Salvo se a turma toda estiver dançando evite exageros em sua performance.
• Dica 9: Não leve seu cônjuge ou agregado caso a empresa não deixe claro no convite que eles podem comparecer!
• Dica 10: Por favor não faça comentários negativos sobre o evento. Isso além de ser de mal tom é totalmente desnecessário. Guarde seus comentários para você.
• Dica 11: Não esqueça: após a festa sempre tem um novo dia de trabalho. Comporte-se.
• Dica 12: Divirta-se.
Leia outras colunas da Karla Küster aqui.