HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

02/05/2024



Sem Categoria

Foco, fé e força

 Foco, fé e força

Em 2008 a Revista Fortune trouxe uma frase de Steve Jobs sobre foco: “Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.”

 

Um dos maiores desafios do empresário é manter o foco, principalmente quando o empreendedor é muito criativo.

 

Gosto muito de pessoas criativas, são aquelas sempre empolgadas, cheia de ideias, planos e soluções inovadoras. Normalmente são pessoas que tem uma ideia e nessa ideia ele já consegue ver muitas outras, porque não consegue parar em uma só.

 

Nenhum empresário quer matar sua criatividade, mas muitas vezes a criatividade ou mata o negócio ou mata uma sociedade. Imagine um sócio super criativo que vive voando e outro totalmente estável que vive com os pés fincados no chão. A chance dessa sociedade não dar certo é muito grande.

 

O grande desafio é manter o foco em todas as atividades do dia a dia. Uma grande dica é concluir pequenas atividades do seu dia.

 

Estudos comprovam que o simples fato de arrumar a cama pode ser a primeira tarefa concluída com sucesso no seu dia. Existe um livro “Arrume a sua cama” escrito por um almirante da Marinha dos Estados Unidos, William H. McRaven, nesse livro ele fala sobre sua vida militar e explica que simples tarefas como arrumar a cama pode ser importante para alcançar o sucesso do seu dia.

 

Um ambiente bagunçado nos traz uma falsa sensação de liberdade, que nos gera a falta de compromisso e que nos leva à distração.

 

Você sabia que não podemos nos acostumar com a bagunça, com a falta de organização? É como ter uma casa com uma torneira pingando ou com um vidro trincado, se não nos preocupamos em arrumar isso acaba se tornando normal e isso nos impede de crescer, porque nos acostumamos a deixar como está.

 

Como fazer a empresa crescer sem foco?

 

Precisamos de foco para entender como está a gestão da empresa, como estão as vendas, as finanças, as pessoas, os clientes, o produto ou o serviço ofertado, um assunto de cada vez.

 

É mais ou menos como se você fosse reformar sua casa e resolvesse ajeitar tudo junto de uma única vez. Se o projeto prevê colocar uma janelo nova na sala, arrumar o jardim, pintar a casa e instalar um deck pense bem como você vai gerenciar essa obra.

 

Não tem como você arrumar o jardim antes de instalar o deck e muito menos pintar a sala antes de colocar a janela! Planejamento. Foco. Gestão.

 

O que fazer primeiro? Como decidir por onde começar?

 

Faça um projeto, escreva o que você quer e siga o plano!

 

Está com o projeto em mãos, então aprenda a dizer não para tudo que te tirar o foco naquilo que você se propôs. Tenha em mente o que você quer, de maneira clara e objetiva. Evite perder tempo.

 

Não faça outras coisas ao mesmo tempo, faça uma coisa de cada vez, por mais que seja tentador ter uma ideia para um novo produto, anote sua ideia para depois.

 

Trabalhe com prioridades, saiba o que é importante. Caso algum fato importante ocorra você tem que saber onde focar.

 

Se organize! Pessoas organizadas não perdem tempo em atividades desnecessárias e conseguem se concentrar nas tarefas sem interferências de pensamentos desnecessários. Considere começar o dia arrumando sua cama.

 

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *