Acredito que não sou só eu que ouviu falar que o ano só começa depois do carnaval! Associo isso as férias escolares e a volta as aulas que sempre aconteciam na semana próxima ao carnaval, algumas vezes antes, outras vezes depois do carnaval.
O fato é que carregamos essa crença que nos faz arrumar milhões de desculpas para adiar assuntos importantes como o arrumar um novo emprego, o começar a academia, iniciar a dieta, estudar para o vestibular, dentre outros projetos e compromissos tão sonhados para o novo ano.
Então, a notícia é: a quarta feira de cinzas chegou, logo, não temos mais desculpas para não colocar os planos em prática.
Onde está a lista que você fez em 31 de dezembro? Aquela lista que você imaginou e pensou nela ao comer os grãos de uva? Ou aquela que você lembrou ao pular as ondas do mar? Seja lá qual seja o seu “ritual” de final de ano, está na hora de você lembrar dos seus objetivos para esse ano.
Você já fez o seu plano estratégico?
Primeiro vamos entender o que é o planejamento estratégico: nada mais é do que a receita do bolo para se atingir as metas e o que precisa ser feito para alcançá-las. Esse plano deve levar em conta o que está acontecendo hoje, o que eu quero, como eu vou fazer isso, quando eu vou fazer isso, quanto eu ganho se eu fizer isso, quando é o prazo para se colocar o plano em ação e quanto eu preciso investir para essa mudança acontecer.
Por exemplo: o plano é emagrecer, para que isso aconteça precisa querer emagrecer, isso pode ser feito tomando remédios, fazendo exercícios, mudando sua dieta alimentar, o quanto você vai ganhar pode ser em saúde e disposição, o quanto você precisa investir pode ser em consultas médicas, fórmulas e matrícula na academia e por fim, quando isso vai acontecer, nesse ponto precisa definir uma data limite que vai de dar um prazo para tomar a ação. Pronto, já temos aí um plano estratégico.
Essa metodologia pode ser usada na sua empresa.
O primeiro passo é entender o momento de sua empresa. O SWOT é uma ferramenta ótima para fazer esse levantamento.
A análise SWOT, também conhecida como FOFA (Strong, Weak, Opportunities, Threats ou em português Fortalezas, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças) é uma ferramenta de análise que visa analisar o momento atual da empresa frente ao mercado, olhando o ambiente interno e o ambiente externo:
1. Pontos fortes – analise o que você sabe fazer de melhor. Entenda o que aconteceu no ano passado e veja o que deve se manter e o que se deve abandonar. Por exemplo: como foram suas vendas? Cresceram ou diminuíram?
2. Pontos a desenvolver – no que sua empresa precisa se desenvolver, quais são os treinamentos que seu time precisa fazer ou que tipo profissionais sua empresa precisa contratar para melhorar seus resultados. Por exemplo: se suas vendas caíram, o que pode ser feito para reverter esse quadro?
3. Oportunidades – O que está acontecendo no mercado? Quais oportunidades estão surgindo? Como seu produto ou serviço podem atender essa oportunidade? Como usar para trazer maiores resultados para a empresa?
4. Ameaças – como está o concorrente? Que produto ou serviço novo foi lançado nos últimos meses e que podem levar os clientes? O que pode ser feito para evitar perder os clientes da empresa?
Depois de fazer essa análise é hora de montar um plano estratégico. Ao olhar para o mercado é que entendemos como devemos agir para continuar a crescer. Estudar a melhor forma de lidar com todas essas informações é o que faz o negócio existir e é por isso que temos grandes empresas sobrevivendo há muitos anos no mercado.
Leia outras colunas da Karla Küster aqui.