HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

18/04/2024



Sem Categoria

Isso se chama “Postura Profissional”

 Isso se chama “Postura Profissional”

Tenho me deparado com muita falta de postura profissional, seja do lado do empresário, seja do lado do funcionário.

Mas o que é postura profissional? Postura profissional é a forma como nos comportamos no ambiente de trabalho, como falamos, como nos portamos, como nos vestimos.

A postura envolve a ética, as responsabilidades, a boa educação, a pontualidade, a comunicação clara.

Não é porque você é o chefe que você pode simplesmente não cumprir horário. Não é porque você é o filho do dono da empresa que você pode simplesmente achar que tem direito a fazer o que quiser na empresa. Não é porque você tem mais estudo que as outras pessoas que deve tratá-las com desdém.

Eu poderia ficar aqui dando milhões de exemplos, mas basicamente o que quero dizer é que você tem que ter postura profissional.

Nem todos tem ou tiveram as mesmas oportunidades que você teve!

Não tem coisa mais chata do que você participar de uma reunião corporativa e o gestor, normalmente aquele com uma função intermediária, se deita na cadeira com os braços atrás da cabeça, como se estivesse em casa.

A postura e a ética profissional caminham juntas. Ambas são baseadas em responsabilidade, respeito, justiça e honestidade na vida profissional.

Ao fechar um contrato com alguma empresa esperamos que o profissional que vá nos atender nos trate com honestidade e responsabilidade e principalmente que resolva nosso problema. A pior falta de ética profissional e a mais comum é quando buscamos um profissional e esse fala mal de seus colegas de profissão e muitas vezes sem nem conhece-los.

Inclusive, fofocas não devem ser admitias no ambiente de trabalho. Quando isso acontece a história deve ser investigada e as partes envolvidas devem ser ouvidas, para aí sim se encontrar a solução. Por mais que não gostemos de algum colega é adequado que guardemos esse sentimento somente para nós.

Ter postura profissional é se comunicar de forma clara, ser respeitoso e ter seriedade nos posicionamentos profissionais, sempre com bom senso, essa aliás é a base do bom relacionamento no ambiente de trabalho.

Cada vez mais o comportamento profissional está sendo valorizado pelas empresas. Hoje os recrutadores chamam essa competência “soft skills”, ou competências comportamentais como trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e comunicação clara.

Aqui algumas dicas:

1. Seja pontual. Organize-se não deixe ninguém te esperando. Vai se atrasar, avise.

2. Cuidado com suas roupas. Roupas manchadas, amassadas, decotes inapropriados, roupas transparentes são inapropriadas no ambiente de trabalho.

3. Em confraternizações da empresa evite beber. Nada pior que um funcionário bêbado.

4. Cuidado com a higiene pessoal. Escove seus dentes, tenha as unhas limpas e não deixe de lavar seus cabelos. Desodorante e perfumes suaves são sempre bem vindos.

5. Seja educado. As palavrinha mágicas: “com licença”, “me desculpe”, “por favor” continuam na moda. Tenha certeza, elas ainda abrem portas.

6. Cuidado com a comunicação. Se alguém chegou para falar com você, dê atenção. Pare o que está fazendo e olhe para a pessoa. Não pode falar na hora, combine com ela um horário.

7. Trate com responsabilidade as informações do seu trabalho. Não compartilhe essas informações com ninguém. Cuidado para não deixar informações e documentos jogados sobre a mesa.

8. Seja positivo, tenha atitudes positivas.

9. Mantenha o bom humor, ninguém tem nada a ver com seus problemas.

10. Tenha cuidado ao defender sua opinião. Mantenha a calma, não eleve seu tom de voz e ouça a outra opinião, às vezes o melhor é ceder.

 

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *