Falta de educação, falta de respeito, falta de consideração, falta de cavalheirismo!
Cada vez mais me deparo com a falta de gentilezas nesse mundo corporativo.
Sabe aquele gesto de cavalheirismo de abrir a porta, deixar as meninas passarem na frente ou simplesmente oferecer a cadeira para alguém? Pois então isso não existe mais!
Não faz muito tempo fui conversar com uma pessoa de TI e como tinha uma cadeira vaga sentei ao lado dele. Quando o “dono da cadeira” chegou ficou ao meu lado e me pediu a cadeira!
Essa falta de educação está se arrastando pelo mundo todo.
Palavras como com licença, me desculpe ou obrigada estão quase em desuso.
Mesmo nas escolas me deparo com jovens que não se preocupam com o próximo.
Não estou aqui puxando nada para nenhum dos lados e muito menos estou fazendo uma reclamação de cunho feminista ou machista, estou simplesmente analisando a convivência.
As pessoas estão cada vez mais individualistas.
Hoje mesmo ao chegar num cliente me surpreendi quando um senhor me deu a vez para entrar no elevador!
Estranho? Sim, muito estranho.
Empatia, educação, respeito, vamos chamar do que quisermos, precisamos disso para conviver em sociedade.
O relacionamento interpessoal, a inteligência emocional, o network ainda são a chave para o crescimento profissional e empresarial.
Tente pedir alguma informação sem educação e respeito, você certamente ficará sem a resposta que espera. Experimente pedir ajuda sem cuidado, certamente ficará sem ajuda que precisa.
No mundo corporativo tudo é relacionamento.
O bom atendimento é o que garante a volta do cliente!
De nada adianta o comercial se esforçar para fazer a venda, se a mercadoria não foi entregue e ao ligar para pedir informações o cliente for mal atendido.
Também de nada adianta milhares de campanhas para divulgar um lugar novo, se na hora que o cliente chega para conhecer ele é mal tratado!
Sempre costumo dizer aos meus clientes, a venda só termina quando entra a segunda compra.
Tudo é relacionamento.
Quantas pessoas já não saíram de alguma empresa por conta de relacionamento? Quantos de nós não nos deparamos com pessoas frias, calculistas e desonestas nos cargos de gestão?
Hoje mesmo tive um relato de uma amiga que num simples comentário me fez entender o porque ela havia mudado de emprego: “só não fiquei porque aquela gerente do financeiro me irritou”.
Diria que tenho aqui assunto para muitas colunas!
A educação, a empatia, o bom relacionamento, a inteligência emocional estão sempre em voga, seja no atendente que irá lhe servir o café na cafeteria nova que acabou de inaugurar, seja no colega de trabalho que senta ao seu lado ou que agora é seu gestor.
Regras de convivência são para todos, independentemente do lugar que estejamos. Já acompanhei muitas histórias de lugares bacanas que fecharam suas portas porque ninguém gostava do mau atendimento.
Logo:
1. Não julgue uma pessoa sem a conhecer. Pré-conceitos não levam a nada, só tiram a chance de conhecer ótimas pessoas. Não se deixe contaminar por comentários que ouve dos outros, tenha sua própria percepção;
2. Trate as pessoas com respeito, independente da posição social ou da função que ocupa na empresa. Trate ao próximo como a ti mesmo. Conhece essa frase? Sim, trate aos outros como gostaria de ser tratado;
3. Ouça aos outros com curiosidade, fale com delicadeza e aja com integridade. Escute mais, fale menos;
4. Seja gentil. Tenha atitudes bondosas e cordiais;
5. Não menospreze ao próximo. Você não é melhor do que ninguém;
6. Respeite aos mais velhos.
7. Trate a todos com dignidade, não menospreze os outros e evite aquele olhar que mede “dos pés à cabeça”, isso ofende e é totalmente desnecessário;
8. Tenha amor e compaixão, perdoe.
9. Seja simpático, não te custa nada e pode te render ótimos relacionamentos e gerar grandes oportunidades.