Pular para o conteúdo

Liderança corporativa

05/04/2023
karla

Uma empresa é feita de pessoas e processos. Segundo Marcus Anthony Lemonis, o bilionário especialista em negócios do programa “O sócio” afirma a empresa são três Ps: pessoas, processos e produto.

 

Falando de produtos ou serviços é importante que o cliente entenda que eles transmitam o propósito do negócio. O produto ou serviço deve atender a necessidade do cliente, ter um público alvo definido e a empresa deve trabalhar para atender esse público da melhor forma possível, sempre dentro dos propósitos da empresa.

 

Por exemplo, se a empresa tem como propósito ter bons produtos, atender bem ao cliente e entregar dentro do prazo esperado e em todo o âmbito nacional, precisa ter pessoas bem treinadas e uma logística bem gerida para garantir que seu propósito está sendo atendido.

 

Ou seja, não adianta somente oferecer bons produtos se não consegue entregar conforme se propõe a fazer. Isso está contra o que a empresa afirma em seu propósito. Entendamos aqui que o propósito deve estar refletido na missão, visão e valores da empresa.

 

Falando de processos, eles devem ser claros para todos da empresa. Quando falamos em processos falamos do macro e do micro. Muitas empresas não tem isso claro.

 

Um exemplo de processo é o processo que envolve a venda, o faturamento, a entrega e o recebimento pelo serviço ou produto. Note que é um processo que tem muitas atividades para garantir que o cliente foi bem atendido.

 

Não adianta vender se não consegue entregar, então se a venda aconteceu a empresa deve saber o que deve entregar. Não adianta vender se não consegue faturar, para que o faturamento aconteça os dados do cliente devem estar devidas e corretamente registrados, pois não se pode gerar uma NF para o cliente errado e muito menos com os dados errados. E por fim, não adianta vender se não consegue receber. Se a venda aconteceu é importante a empresa receber. Nesse caso a empresa precisa ter o controle do seu contas a receber, tendo o responsável pelo controle de recebimento e pela cobrança, no caso do recebimento não ocorrer. Todos esses processos são interligados e são processos macro que visam a boa venda.

 

Todas essas etapas precisam de líderes e equipes treinadas e capacitadas para garantir que tudo aconteça da forma correta.

 

O líder deve ser responsável pelo produto ou serviço. Deve colocar indicadores de desempenho, para medir resultados, também deve estar sempre atualizado, deve buscar motivar sua equipe na busca de melhoria constante, que promovam a satisfação dos clientes, a redução de custos e o aumento da lucratividade.

 

O líder também deve estar atento aos processos. Ele deve garantir que todos os envolvidos saibam realizá-los e entendam a causa e o efeito de um processo mal feito.

 

Por fim deixei o mais importante por último, as pessoas. Saliento aqui que pessoas são importantes desde o momento da contratação. Muitas empresas não sabem o que querem de um profissional e por isso contratam de forma errada, ou promovem de forma errada. No processo seletivo seja para uma contratação, seja para uma promoção é importante saber as competências necessárias para ocupar aquela posição.

 

O líder é responsável por uma boa contratação ou por uma boa promoção.

 

O líder deve conhecer a empresa, ter uma boa visão do negócio para saber escolher quem e quando contratar.

 

Erros podem acontecer? Não devem, mas podem acontecer. Cabe ao líder ter um bom plano de contingencia para resolver rapidamente o problema.

Primeiro corrige o problema, depois identifica a causa e a corrige.

 

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *