Você já deve ter ouvido a famosa expressão: “no mundo corporativo…”, ou “você não sabe o que é o mundo corporativo…”, ou ainda “isso só acontece no mundo corporativo”.
Mas o que é esse tal mundo corporativo? Podemos pensar em corporativo como sendo “de um só corpo” porque quem trabalha no mundo corporativo deve seguir os valores da empresa e seguir o mesmo objetivo.
Dentro do mundo corporativo nos deparamos com muitos departamentos como Recursos Humanos, Contabilidade, Marketing, Financeiro, Comercial, entre outros, cada um com sua função, com suas equipes, todos com o mesmo objetivo e juntos devem trazer resultados e fazer a empresa funcionar e crescer.
O mundo corporativo é regido por objetivos e metas, estratégias de crescimento, organogramas funcionais com cargos e funções, tudo organizado de uma forma que seja possível mensurar resultados, por isso tudo tem processo, práticas e políticas e tudo é medido por indicadores de desempenho, também conhecido por KPIs (indicadores chave de desempenho).
Além de objetivos o mundo corporativo também tem seu código de conduta, código de ética, código de vestimenta, manual de boas práticas, enfim, tudo que remete aos colaboradores a cultura organizacional.
Diversidade, ética, caráter, honestidade, regras gerais da boa convivência que ajudam num bom ambiente de trabalho. Os valores da empresa devem combinar com os valores de seus funcionários.
Propósitos claros, sustentabilidade, cuidado com o meio ambiente, reponsabilidade, tecnologia e inovação, a empresa precisa estar atualizada com os interesses do mercado.
São tantas coisas que permeiam esse meio que não é à toa que se chama “mundo” corporativo, porque realmente é um mundo, uma sociedade com suas regras e regimentos internos.
Cada vez mais as empresas precisam entender o que acontece fora e dentro da empresa. Seus gestores devem estar sempre atualizados nas novas tendencias e nas novas gerações. Hoje o equilíbrio é cada vez mais imprescindível. Gerações X, Y, Z, Milenium estão buscando colocação no mercado e quem ganha com isso é a empresa.
Nesse mundo o bom relacionamento ou o famoso network é importantíssimo! Como conseguir resultados se você não é bem relacionado?
Bom clima organizacional. A empresa que não preza pelo bom clima organizacional, podem não conseguir alcançar os resultados esperados. Como está o processo de seleção e contratação de profissionais? Um bom processo seletivo começa na descrição da função, com características compatíveis com a equipe atual e com os valores da empresa.
Objetivos tangíveis. Cuidado com objetivos inatingíveis, eles podem frustrar sua equipe, então dê objetivos tangíveis e recompense o time a cada vitória. Trate seus colaboradores como pessoas e não como números.
Ouça sua equipe, muitas ideias podem gerar projetos incrivelmente rentáveis. Comunique, cuidado com a comunicação interna, compartilhe informações e incentive a participação de todos a participar da empresa, desenvolva suas equipes, dê feedbacks construtivos e oriente seus times para o objetivo da empresa.
Crie um ambiente saudável, pessoas felizes trabalham mais.
Convido você a fazer do seu negócio um mundo corporativo.
Leia outras colunas da Karla Küster aqui.