Toda empresa sempre leva em consideração o que vai vender, como vai vender, onde vai vender, para quem vai vender e quem vai vender.
1. Porém não adianta vender se não vai entregar.
A empresa é um sistema integrado. Tudo deve funcionar para que o produto ou o serviço vendido seja entregue e recebido.
Por exemplo, se você está vendendo algum produto pela internet é importante se certificar que está usando a melhor forma de entrega. O mesmo se aplica no mercado de plano de saúde, se você prometeu um desconto dê, não espere seu cliente te cobrar.
2. Nada adianta o esforço da venda se você não vai receber pelo produto ou serviço.
Não adianta vender se não vai receber.
Para quem eu vou vender? Será que essa pessoa vai me pagar? Será que ela tem condições financeiras para me pagar?
Análises e consultas podem ser importantes nesse momento, o mercado tem disponível algumas ferramentas de consulta que permitem pesquisar informações básicas do cliente como endereço e situações de pendencias financeiras, como protestos e ações judiciais.
Algumas empresas estipulam que as primeiras vendas devem sempre ser à vista e/ou com pagamento antecipado e após a construção de um histórico de pagamentos o cliente ganha um limite de compras baseado nas informações do mercado e de acordo com a forma de recebimento.
Vender conhecendo seu cliente é muito importante.
3. Tenha controle financeiro do que está vendendo. Faça a conciliação dos valores recebidos, entenda quem pagou ou quem ainda não pagou.
Busque por um sistema operacional que ofereça relatórios para análise. Tenha informações referentes a suas vendas e a suas compras. Tenha um fluxo de caixa. Feche sempre o caixa, confira as vendas no cartão e registre todas as retiradas de dinheiro.
O controle financeiro é importantíssimo para qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande. É através desse controle que o empresário entende para “onde está indo seu dinheiro”.
4. Não adianta vender se não tem o produto para entregar.
Tenha a certeza de entregar o que foi vendido, seja um produto ou o serviço.
Se a empresa entrega produtos e naquele momento está faltando matéria prima ou aquele produto em específico está em falta, não venda. Para que isso seja possível alinhe a comunicação interna.
Sua equipe comercial deve ter a informação correta sobre a disponibilidade de produtos e ou pessoas para executar o serviço. Caso tenha algum imprevisto pós a venda, avise seu cliente.
Nada mais chato do que contratar um serviço de manutenção e não ter ninguém para te atender e o pior, ninguém te dar um retorno sobre a indisponibilidade do atendimento.
5. Invista em treinamento.
Cordialidade, empatia, atenção, educação, agilidade, são itens básicos para o bom atendimento. Essas ações não devem pertencer somente ao comercial. O financeiro também deve saber tratar bem aos clientes, mesmo que o cliente esteja inadimplente.
Invista em treinamentos.
6. Não adianta vender se não sabe o que está vendendo, quanto está vendendo, quem está vendendo e para quem está vendendo.
É importante ter as informações referentes às vendas, desde um cadastro completo de clientes, aliado às informações de faturamento e recebimento. Essas informações são importantes para entender quem são seus clientes, o que compram e como funciona a sazonalidade de vendas do negócio.
Com base nessas informações é que o gestor irá tomar as ações necessárias para obter o resultado desejado.
A empresa é um sistema integrado, tudo deve funcionar da maneira a garantir a satisfação do cliente e o crescimento do negócio.
Leia outras colunas da Karla Küster aqui.
Bom dia Karla,
Gostei muito da sua matéria.
Importante abordar sobre produtos e que realmente está vendendo ou pretende vender!
Além disso o pós venda será o seu guia para os próximos passos!
Muito prudente sua colocação sobre como cobrar uma inadimplência, equipe treinada e tudo e pode acabar com acabar com trabalho de anos de uma equipe comercia caso não faça a abordagem correta!
Grato
Marcus Sabino