Pular para o conteúdo

Meu negócio deu certo! E agora, é só isso?

08/11/2023
negócio

Mesmo os negócios que deram certo precisam de inovação, organização e planejamento.

 

O mercado pode influenciar o crescimento do negócio, a concorrência pode incomodar, por isso é importante conhecer suas forças, olhar oportunidades do mercado e trabalhar suas fraquezas. Isso significa antecipar e precaver surpresas indesejáveis.

 

Hoje eu vou te dar algumas dicas de como proceder:

 

Primeira dica: utilize ferramentas de planejamento estratégico como a análise SWOT para te ajudar a identificar pontos fortes (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e as ameaças (Threats) do negócio.

 

Ao analisar o mercado entenda sua concorrência, olhe para os clientes e entenda o que o mercado está pedindo, quais as oportunidades que estão te esperando.

 

Segundo: O cliente precisa ser bem atendido. Atrair e reter clientes é importante para crescer.

 

Invista em conhecimento, treinamento e capacitação. Aprendizado constante. Entenda no que seu negócio precisa melhorar. Utilize essas informações para vencer a concorrência. Sua missão é criar novos produtos e buscar por produtos inovadores e sustentáveis, que agregam valor ao cliente.

 

Terceiro: uma empresa precisa estar sempre a frente dos concorrentes. Não tenha medo de contratar bons profissionais, com colaboradores certos o crescimento é mais fácil. Muitos gestores se sentem ameaçados ao contratar pessoas melhores que eles, isso é um erro.

 

Quarto: cuide do capital humano. Tenha um profissional de RH que cuide dos funcionários, isso vai certamente contribuir para melhorar os resultados do negócio. Funcionários felizes produzem mais.

 

Quinto: tenha controle financeiro. Controle suas despesas, saiba seus custos fixos e variáveis, tenha relatórios que te deem respostas quanto ao desempenho do seu negócio. Tudo que acontece na empresa deve ser registrado no financeiro.

 

Sexto: tenha um bom sistema operacional que concentre todas as informações do seu negócio. Invista em um sistema próprio para seu negócio, hoje existem muitas opções, avalie a que melhor atenda sua empresa.

 

Sétimo: saiba vender, cuide do seu time comercial. Aprenda a apresentar sua empresa, fale sobre os diferenciais do seu produto ou serviço. Tenha um pitch comercial, planeje sua venda. Saiba onde está seu cliente. Precisa de treinamento? Contrate uma empresa de treinamento comercial.

 

Faça sua meta comercial com informações do ponto de equilíbrio.

 

Oitavo: trabalhe com planejamento. Saiba o que precisa ser feito, como deverá ser feito, quem irá fazer, quando e quem irá executar. A ferramenta 5W2H pode te ajudar.

 

É primordial ter um plano de ação para saber quando e como agir.

 

Nono: tenha indicadores de desempenho. Esses dados são necessários para avaliar se sua empresa está no caminho certo traçado no planejamento.

 

Os indicadores medem todos os departamentos da empresa: atendimento, turnover, faturamento, vendas, dentre outros.

 

Décimo: não sabe por onde começar? Contrate um consultor empresarial, ele pode te ajudar nessa missão.

 

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *