Tenho certeza que um dia você já teve a vontade de jogar tudo para o alto e começar tudo de novo.
Quem nunca pensou em largar tudo e ir morar na praia ou em qualquer outro lugar, que atire a primeira pedra!
Normalmente essa vontade atinge muito as mãezinhas, que durante a licença maternidade começam a ponderar se ficam em casa, se arrumam um trabalho meio período ou se voltam à velha rotina de trabalho.
Um poeta já cantou uma vez: “meu escritório é na praia, eu tô sempre na área” …
Que difícil!
Só que hoje essa é uma realidade tão próxima que na verdade nem precisa jogar tudo para o alto para conseguir trabalhar “da praia”. A pandemia nos trouxe a possibilidade de trabalhar remoto.
Vantagem para alguns postos de trabalho, aqueles que exercem funções administrativas por exemplo.
O fato é, a fidelidade a uma empresa hoje é cada vez mais rara, as novas gerações estão trazendo para o mercado de trabalho uma nova forma de olhar para o emprego formal. Não preciso mais aguentar o que as gerações anteriores aguentaram! Posso jogar tudo para o alto e encontrar o trabalho dos meus sonhos!
Não preciso mais trabalhar minha vida toda em uma única empresa.
Na verdade, claro, acredito que precisamos respeitar as escolhas de cada um, mas também devemos aprender a olhar para a vida de um jeito diferente e entender e aprender com essa nova geração.
Até pouco tempo atrás o funcionário entrava na empresa e esperava crescer em função e em salário, sendo sempre fiel e cumprindo tudo o que lhe era pedido, tentando entregar sempre a mais. Alguns sonhavam em se aposentar na mesma empresa.
Ainda hoje conheço pessoas que estão em seus empregos e na mesma empresa há mais de 20 anos. Vou deixar claro, que “está tudo bem”! Não tem nada de errado ficar um tempão na mesma empresa.
Em grandes corporações, muitas delas multinacionais ainda encontramos a geração anterior, aquela fiel à cia e que não se imagina vivendo sem as oportunidades, vantagens e status que essas empresas oferecem. Esses funcionários ainda pensam milhões de vezes antes de jogar tudo para cima.
Não é difícil entender esses funcionários, afinal muitas dessas empresas oferecem pacotes incríveis de benefícios, sejam eles convênios com instituições de ensino, sejam eles espaços compartilhados para exercícios físicos e/ou recreação.
E o trabalho no formato híbrido? Para a nova geração, tudo bem se empresa atual não oferece essa possibilidade, outra empresa pode oferecer e é para lá que esse funcionário vai, sem dó, sem medo, sem piedade.
Uma geração corajosa, que não tem medo de ficar sem emprego. Uma geração que arrisca, que tenta, que erra e que acerta.
As empresas? Independentemente do porte da empresa, elas precisam se adaptar se quiserem crescer. Precisam criatividade, adaptabilidade e um RH forte que entenda o funcionário.
Para vocês terem ideia de como vai a criatividade de algumas empresas além do trabalho híbrido, elas já instituíram o “pet/dog day”, sim, o dia que o funcionário pode levar seu pet para a empresa. Essa prática está sendo chamada de “ambiente pet friendly”, com isso as empresas querem equipes engajadas e alcançar o bem-estar dos seus colaboradores.
E essa coluna foi para você que tem uma empresa, ou para você que é gestor, ou ainda você que é do RH! Preste atenção nos seus funcionários! O mercado está super antenado nessa nova tendencia e sendo super criativo para reter esses talentos.
Leia outras colunas da Karla Küster aqui.
Leia mais notícias no HojePR.