Processos são importantíssimos para o funcionamento de uma empresa. Saber como fazer uma atividade, saber quais os recursos necessários para essa atividade e qual o resultado esperado são informações que levam ao crescimento do negócio.
Quando se tem um fluxo do trabalho de forma clara, com atribuições, responsabilidades e funções bem definidas isso reduz o retrabalho e consequentemente aumenta a produtividade da empresa.
O processo não é somente a forma de fazer uma determinada função, processo é muito maior que isso! Quando falamos de processos nós vamos falar sobre como funciona a empresa, de onde vem as informações, como elas devem vir e para onde elas devem seguir e principalmente o que se espera conseguir com essas informações.
No processo podemos incluir controles de desperdício e controles de qualidade, esses controles vão garantir que o produto ou o serviço atendam o que é esperado. O que ganhamos com isso? Notoriedade e fidelização de clientes.
À medida que a empresa vai crescendo precisamos ter a certeza de que tudo está funcionando corretamente. Não adianta crescer e quebrar por consequência da falta de organização.
Falando em gestão, os processos devidamente definidos vão fornecer informações para a tomada de decisões. Isso pode levar a decisões de ajustes estratégicos, como melhoria de tecnologia, contratação ou até mesmo a demissão de pessoal.
Mas como fazer isso?
Não existe melhoria sem mudança.
Nesse momento a cultura organizacional desempenha um papel fundamental para que essa mudança aconteça. A cultura organizacional é a relação funcionário e empresa. Essa relação precisa ser trabalhada, porque ela favorece o processo de autonomia dos colaboradores, eles precisam se sentir parte da empresa, ou como muitos falam: eles precisam “vestir a camisa da empresa” e “agir como donos”.
A empresa precisa estar aberta à mudança. Quando os colaboradores se sentem motivados a questionar a forma de fazer e a trazer sugestões de melhoria, eles se tornam mais engajados e dispostos a melhorar.
A comunicação precisa ser facilitada, os colaboradores precisam se sentir confortáveis a trazer seus feedbacks sobre os processos existentes, os problemas e as suas sugestões de melhoria.
Para isso a liderança precisa estar comprometida. Quando os líderes estão comprometidos eles dão o exemplo e a mudança acontece. É preciso motivar a comunicação e a busca na resolução dos problemas. E por que não reconhecer as contribuições? Esse gesto pode incentivar a participação de todos nesse processo. Quando as contribuições são reconhecidas, os colaboradores se sentem ainda mais motivados a se envolverem na identificação de áreas de melhoria e a compartilharem suas ideias.
A cultura organizacional pode ser moldada ao longo do tempo. Para promover uma cultura que incentive a identificação de áreas de melhoria e a arrumar os processos, é essencial que a empresa esteja comprometida em dar exemplos e a criar um ambiente motivacional que escute os colaboradores e que promova a participação de todos, independentemente do nível hierárquico.
Leia outras colunas da Karla Küster aqui.