Pular para o conteúdo

HojePR

Para que servem os indicadores de desempenho

11/01/2023
desempenho

Não sei se você já percebeu, mas para tudo usamos medidas.

Seja no posto de gasolina em que o frentista nos pergunta quanto iremos abastecer, seja no mercado onde compramos alimentos por quilo ou litros, ou mesmo na loja de sapatos que precisamos saber de nossa numeração. Tudo pode ser medido, tudo tem sua medida.

Mas se tudo é medido, então por que não medir os resultados da nossa empresa?

Sim, para medir a empresa nós usamos o que chamamos de KPIs (Key Performance Indicator) ou indicadores de desempenho.

Indicadores de desempenho são instrumentos de medida que usamos para medir e avaliar de forma objetiva o desempenho dos processos, o resultado das estratégias e orientar as tomadas de decisão!

Afinal de contas: com base em que você toma suas decisões gerenciais?

São com indicadores que podemos fazer comparações entre o que foi planejado e o que foi realizado e fazer com que você perceba os ajustes necessários em seu planejamento.

Muitas vezes encontramos o maior número de indicadores no financeiro, fato esse que faz com muitos entendam que essa medição é feita somente no financeiro da empresa.

Acontece que os indicadores de desempenho podem e devem ser usados em todas as áreas de uma empresa, seja na área operacional, na área fabril ou na área administrativa.

Os indicadores mais utilizados em uma empresa são os de: lucratividade, produtividade, qualidade, capacidade e estratégicos.

1. O indicador de lucratividade vai medir a capacidade operacional do seu negócio em gerar lucro a partir da receita. Esse indicador é o mais encontrado nas empresas que medem os números do negócio;

2. O indicador de produtividade avalia o quanto pode-se produzir mais com menos, ou seja, esse indicador permite entender quanto a empresa consegue produzir, com uma quantidade de colaboradores ou maquinários, em um determinado período de tempo, sem perder a qualidade. Esse indicador é um indicador muito importante quando se fala em planejamento de crescimento;

3. Qualidade, esse indicador mede a capacidade das equipes e dos processos de saída, ou seja, como você está atendendo seu cliente, como você entrega, o que você entrega, quando você entrega e o que você entrega. Esse indicador pode ser utilizado numa empresa de produtos e/ou de serviços;

4. O indicador de capacidade mede a capacidade de entrega da sua empresa. Não adianta vender, se você não consegue entregar o que foi vendido!

5. E por fim os indicadores estratégicos que medem o desempenho da empresa em relação aos objetivos traçados. Ao conhecer esses indicadores é possível tomar providencias para atingir esses objetivos, seja corrigindo para um patamar mais tangível, seja corrigindo a estratégia para atingi-los.

Note que esses indicadores caminham juntos, independentemente do ramo de atividade da empresa.

Pense num hotel, você tem que ter um atendimento de excelência, com uma equipe enxuta, com profissionais competentes que mantenham a qualidade do serviço, sem atropelos, conhecendo e respeitando os objetivos da empresa e dando lucro.

Existe um universo de indicadores de desempenho, esses indicadores servem para medir as atividades da empresa. Use-os com sabedoria seja em vendas entendendo a produtividade de seus vendedores, no financeiro medindo seu ponto de equilíbrio, no RH medindo a rotatividade de pessoal, no marketing entendendo a taxa de conversão de clientes e em logística medindo tempos de entrega.

Conheça seu negócio e entenda quais indicadores irão te ajudar. Aplique esses indicadores e analise seus resultados, tomando ações corretivas para atingir a estratégia que você planejou.

 

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *