Ninguém gosta de ficar sem dinheiro, mas quando a falta de dinheiro é na empresa isso pode ter muitas consequências.
Ficar inadimplente por falta de pagamento, atrasar fornecedores e salários cria um grande risco de ter sua credibilidade abalada no mercado, além de ter a interrupção de sua operação seja por falta de funcionários, seja por falta de insumos.
Normalmente, quando não tem dinheiro é que a lei de Murphy funciona e é nesse momento que surgem diversas oportunidades de crescimento, como investimentos interessantes como inovações de produtos ou serviço.
Manter o financeiro da empresa saudável é muito importante. Uma gestão forte que monitore sempre os números é fundamental.
Relatórios mensais do fluxo de caixa, projeções de fluxo de caixa, entender como estão as vendas, ter um orçamento detalhado, gerenciar prazos médios de pagamento e recebimento são ações que previnem a falta de dinheiro.
Uma gestão proativa do fluxo de caixa evita crises financeiras.
Indicadores de desempenho também são uma solução para monitorar o fluxo de caixa da empresa. Indicadores como o Ciclo de Conversão de Caixa, que é o tempo para converter o estoque em recebível; Liquidez Corrente, que é a capacidade de pagar as contas de curto prazo com os ativos disponíveis; Prazo médio de pagamento e Prazo médio de recebimento, que indicam se a empresa vai conseguir honrar suas contas sem usar o capital de giro; dentre outros. Acompanhar esses indicadores ajuda a empresa a monitorar seu caixa e tomar decisões a tempo.
Porém se a empresa já está endividada é hora de usar uma estratégia para sair dessa situação e isso não inclui somente cortar o cafezinho, é hora de avaliar a situação financeira de forma detalhada, entendendo receitas e despesas e buscando entender onde o dinheiro está escoando.
Cortar custos sim, mas também entender como aumentar a receita, seja com novos produtos, seja um novo mercado e novos clientes.
Toda e qualquer ação deve ser tomada de forma transparente. A empresa precisa saber que é hora de manter a colaboração para que tudo fique bem. Dependendo a situação fornecedores e clientes também devem ser informados sobre a situação financeira.
Buscar ajuda no mercado é uma ótima opção, seja com linhas de crédito em bancos, seja vendendo algum bem próprio ou buscando um investidor.
Conseguir dinheiro em instituições financeiras pode ser um desafio, mas se a empresa estiver organizada, com os documentos em ordem isso vai demonstrar profissionalismo e transparência.
Tudo contribui para facilitar a análise de crédito de uma instituição financeira, a explicação de como o valor vai ser usado, projeções financeiras, um bom histórico de crédito, garantias como ativos da empresa, imóveis ou cartas de fiança.
E acredite um bom relacionamento cliente x banco é primordial para facilitar o processo de aprovação e para ter melhor entendimento das opções disponíveis.
Essas estratégias podem aumentar suas chances de não precisar de empréstimos, mas também ajudam no caso de precisar. Use essas informações com sabedoria.
Leia outras colunas da Karla Küster aqui.