Pular para o conteúdo

Que tal um happy hour?

13/09/2023
happy

Quem nunca ouviu: “estou aqui para trabalhar e não para fazer amigos”?

 

A primeira vez que ouvi essa frase eu fiquei um tanto quanto incomodada, mas depois eu entendi que faz todo o sentido.

 

Estamos nas empresas para trabalhar, isso é um fato.

 

O que não te explicam é que sim você está na empresa para trabalhar, mas precisamos saber conviver com diferentes pessoas e é impossível que essa convivência não traga com ela amizades.

 

Passamos a maior parte de nosso tempo trabalhando, muitas vezes com pessoas que nunca vimos na vida. Às vezes a empatia surge na hora, outras vezes não.

 

Mas e aí?

 

Aí, vamos ter que trabalhar essa equipe. Cabe ao gestor e ao RH criar formas de integrar a equipe.

 

Treinamentos são sempre bem vindos.

 

Treinamentos voltados a relacionamento interpessoal são ótimos, eu mesma já fiz. Esses tipos de treinamento podem pegar as pessoas da maneira certa.

 

Entender a importância do respeito no mundo corporativo, evitar guardar mágoas, aprender a abstrair e principalmente não misturar pessoal com profissional.

 

Comunicação assertiva? Sim, esse é um outro treinamento que também é muito importante e que ajudam muito a saber falar da forma correta.

 

No mundo corporativo não cabe palavras de baixo calão e existem formas corretas de expressar uma crítica. Feedbacks são sempre bem vindos, quando dados de forma correta com contexto e cercada de exemplos.

 

Treinamento de PNL, Programação Neurolinguística, é outra técnica que ajuda a se comunicar de uma forma correta. Isso facilita o relacionamento e a inteligência emocional.

 

Ter um bom relacionamento entre os colaboradores não é fácil, pois estamos lidando com pessoas, com diferentes opiniões, atitudes, conhecimentos e comportamentos.

 

Conflitos vão acontecer e precisam ser superados. A falta de afinidade e as dificuldades de comunicação são comuns em todas as empresas.

 

O gestor deve saber lidar com isso e não fingir que isso não está acontecendo.

 

Passamos a maior parte do nosso dia com os colegas de trabalho, então o melhor é ter um bom relacionamento.

 

Todas as atividades de uma empresa acontecem por meio de processos, isso quer dizer que uma área depende da outra para que as coisas aconteçam.

 

Por exemplo, pense numa loja de conveniência, para que uma venda aconteça o cliente participa de um processo que passa pelo vendedor, pela caixa e pela embalagem. Imagine se dentro da loja o cliente encontra um clima hostil? Dificilmente o cliente retornaria nesse lugar.

 

É importante cuidar do relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho para que os colaboradores tenham prazer em trabalhar.

 

O que fazer a mais além de treinamentos? Te digo que happy hours também são sempre bem vindos!

 

Juntar o pessoal num lugar aleatório também faz parte do jogo. Muitas vezes o ambiente de trabalho está carregado de problemas a serem resolvidos e nem todos processam os problemas da mesma forma e é nesse momento que as farpas surgem.

 

Um ambiente fora pode aproximar pessoas e podem criar histórias aleatórias e gerar afinidades.

 

Uma aproximação entre os colaboradores é muito importante para a empresa, pois o bom relacionamento facilita o trabalho e consequentemente gera mais resultado.

 

Funcionários felizes produzem mais.

 

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *