Pular para o conteúdo
karla küster hojepr

Se tempo é dinheiro, no que você investe essa “grana”?

29/05/2024
tempo

Você já deve ter ouvido algumas vezes a frase “tempo é dinheiro”. Essa expressão é normalmente usada para dizer que nosso tempo é valioso e por isso deve ser usado com sabedoria.

Mas então te pergunto, como você tem investido o seu tempo?

Cada minuto que perdemos do nosso tempo não temos mais como recuperar, a mesma coisa com o dinheiro, se investirmos em oportunidades muito arrojadas podemos perder ou ganhar dinheiro, mas depois da escolha feita, não tem mais como voltar atrás. Já era.

No final de semana participei de um encontro de empresários e um dos temas foi o tempo. Achei bem interessante a analogia que o palestrante fez, porque se tempo é dinheiro e somos sempre orientados a não investir nosso dinheiro em uma única modalidade de investimento, a pergunta foi: no que você está investindo o seu tempo?

Você também tem diversificado os seus investimentos de tempo?

Oportunidades perdidas: Quando o tempo é desperdiçado, as oportunidades podem ser perdidas. Cada momento não utilizado de forma produtiva pode significar a perda de uma chance de realizar algo valioso, seja no trabalho, nos negócios ou na vida pessoal.

Então na mesma analogia vamos pensar como investir melhor nosso tempo?

Que temos que otimizar nosso tempo no trabalho, todo mundo já está cansado de saber, mas será certo só pensar em trabalho?

A vida é muito mais do que só trabalho. De nada vale trabalhar a vida toda para ganhar dinheiro e quando alcançar o sucesso, pelo qual tanto trabalhou, não ter saúde para poder curtir a vida. Ou ainda estar tão acostumado a trabalhar, que não sabe mais viver de outra forma e acaba por não aproveitar tudo que conquistou, optando por continuar trabalhando.

Em 2001, o grupo Titãs lançava a música “Epitáfio”: Devia ter amado mais/ Ter chorado mais/ Ter visto o sol nascer/ Devia ter arriscado mais/ E até errado mais/ Ter feito o que eu queria fazer…

Apesar da música ter mais de 20 anos, ela ainda é super atual e provoca reflexões sobre como estamos vivendo, sobre como usamos o nosso tempo e sobre o nosso tempo de vida. A mensagem dessa música é tão rica e atual que se adapta ao momento de vida de cada ouvinte, não importa a idade.

Ou seja, embora é importante entender que o tempo é dinheiro, é importante valorizar esse tempo buscando um equilíbrio saudável entre negócios e vida pessoal.

Dar valor a momentos de lazer, descansar, viajar, tirar férias, encontrar os amigos e cuidar do espiritual, tudo isso trazem benefícios gigantes. Logo:

1. Cuide da sua família. Quem tem filhos sabe que eles crescem muito rápido.

2. Faça atividade física: “mente sã em corpo são” ou “mens sana in corpore sano”, expressão utilizada pelos filósofos gregos, amantes das atividades físicas. Desde a Grécia antiga, já se sabia que as atividades físicas eram boas não somente para o corpo, mas também para a mente, pois ambos são inseparáveis.

3. Tenha uma rotina diária que inclua horários para separar trabalho e vida pessoal e para que isso se cumpra, aprenda a negociar prazos e a dizer não.

4. Desconecte-se. Deixe seu celular de lado, você não vai morrer por conta disso!!!

5. Marque happy hour com seus amigos ou aceite convites! Vá dar risada.

6. Cuide do seu espiritual. Seja lá qual for sua crença, dedique um tempo a ela. Isso vai lhe fazer bem, acredite.

Sim, “tempo é dinheiro”, invista seu tempo com sabedoria. Encontre o equilíbrio entre trabalho, negócios e vida pessoal e seja feliz.

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *