Pular para o conteúdo
karla küster hojepr

Sua postura deve mudar com a idade?

08/05/2024
idade

Que o tempo passa muito rápido é algo que constatamos diariamente, afinal parece que foi ontem que comemoramos o dia 01 de janeiro.

A vida passa, a idade chega e com ela vem o acúmulo de muitas experiências vividas.

No mundo empresarial e no corporativo além da experiência profissional, o amadurecimento traz novas habilidades. Toda essa bagagem resulta em mudanças de comportamento, aprendizado, crescimento e desenvolvimento emocional. Ao menos é isso que se espera.

Um profissional maduro tem mais confiança no que faz. É meio lógico, não? Sabe aquele olhar que diz: já vi isso e já sei como termina? Pois bem, é natural que com o passar do tempo o acúmulo de conhecimento e o aumento de habilidades vai nos dar uma postura mais segura e de mais confiança. Essa segurança permite decisões com mais responsabilidade, com a certeza e com a convicção que não tínhamos no início da carreira.

Num passado pouco remoto somente os profissionais mais maduros recebiam promoções para cargos de liderança. Isso já não mais é uma regra, mas mesmo que esse colaborador não conquiste um cargo de liderança, espera-se dele uma postura profissional forte, frente aos desafios do dia a dia e frente a promoção que não chegou para ele.

Claro que o tempo ainda possibilita que um colaborador assuma papéis de liderança, mas hoje entendemos que só a experiência não vai contar, para que uma promoção. Para se tornar um gestor é importante que esse profissional além de inspirar confiança, saiba motivar e orientar equipes, ou seja, espera-se que as habilidades de comunicação também tenham sido desenvolvidas ao longo do tempo.

Envelhecer também não é sinal de sabedoria plena. Hoje à medida que envelhecemos precisamos continuar aprendendo. O mundo está em constante mudança e crescimento, a tecnologia não sossega e o profissional, independentemente de sua idade, deve estar em busca do aprendizado contínuo, para se adaptar às novas tendências do mercado.

Outra bagagem que construímos ao longo da vida é a rede de relacionamentos. Apesar da palavra networking ser um termo relativamente novo é inegável que com o tempo, você tem a oportunidade de construir uma rede de contatos mais sólida. Isso pode influenciar a postura profissional, permitindo que você se torne mais influente, compartilhe conhecimentos e seja reconhecido como um especialista em sua área.

Tudo muda ao longo do tempo, a ansiedade melhora, o tempo deixa de ser longo, a pressa torna-se sabedoria, a inteligência emocional muitas vezes é conquistada.

O simples fato de aprender a equilibrar a vida pessoal da profissional, o famoso “work life balance”, já nos traz um equilíbrio emocional saudável. A administração de tempo inclui negociar datas e prazos para entrega de projetos.

Qualidade de vida, bem estar e tempo para assuntos pessoais e familiares, essa postura equilibrada resulta em produtividade.

Independentemente da idade cronológica é importante lembrar que a postura profissional vai mudar de acordo com sua experiência, mas respeito às normas da empresa, trabalhar de forma ética, integra e responsável é fundamental em qualquer idade.

 

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *