Pular para o conteúdo

Vamos falar sobre comunicação?

29/03/2023
comunicação

Quem aqui nunca teve um gestor que achava que todo mundo sabia de tudo o que se passava na empresa?

 

Ou ainda aquela pessoa que fala com você como se você soubesse o que se passa pela cabeça dela?

 

Mas de onde você tirou isso? Como é que eu vou saber o que se passa na sua cabeça, se você não explica?

 

É exatamente isso que acontece no mundo corporativo. Aliás, não só no mundo corporativo, mas isso acontece até mesmo num grupo de WhatsApp onde estão programando um evento e no meio de milhões de confirmações e mensagens já não se sabe mais o dia escolhido, onde vai ser e muito menos o que vai rolar nesse evento!

 

Isso é comunicação.

 

A comunicação deve ser clara, simples e objetiva, não dá para esperar que o interlocutor interprete o que você quer dizer. Algumas dicas:

 

1. Mensagens escritas:

 

Quantas vezes você não recebe um comunicado falho? Se você parar para pensar muitas vezes você tem que ler duas ou mais vezes para entender o contexto do que foi escrito. Vou te dizer que isso é um erro grave.

 

Ao passar um comunicado, ao escrever um e-mail, ao passar um WhatsApp a palavra tem que ser escrita da forma mais clara e objetiva possível, eliminando qualquer tipo de desvio da interpretação, isso porque hoje vivemos num turbilhão de coisas para fazer e não temos mais tempo de ficar adivinhando o que a pessoa quer transmitir.

 

Organize o que você quer dizer, cuidado com a pontuação. Procure se imaginar no lugar de quem está recebendo as informações.

 

Priorize. Entenda o que é necessário colocar no que você vai comunicar.

 

Um exemplo muito simples é um convite, se você vai convidar pessoas para um evento você tem que deixar claro: o motivo do evento, quando e onde vai ser, o horário, se precisa se inscrever, se vai ter custo e até quando pode se inscrever e/ou pagar. Veja são informações básicas de como o convidado terá que proceder.

 

Evite colocar no convite o termo “mais informações pelo site”, as pessoas não tem mais tempo para isso!

 

2. Comunicação verbal

 

Assim como na mensagem escrita procure passar o comunicado de forma clara e objetiva, mas também procure passar de forma assertiva, sem agressividade, passando a informação de forma respeitosa.

 

Cuide da linguagem corporal, não adianta você falar uma coisa e seu rosto dizer outra, não dá para falar algo sério, rindo. O mesmo se aplica para um comunicado de um tema delicado, pode ser prudente nem sorrir.

 

Cuidado com o tom de voz, fale de forma pausada e com o tom de voz adequado ao ambiente. Dependendo o assunto nada impede que o mesmo comunicado seja passado novamente através da escrita, reforçando assim a mensagem.

 

Saber se comunicar é muito importante em qualquer situação, inclusive no mundo corporativo, pois influencia no seu relacionamento tanto com os clientes e fornecedores, quanto com seus colaboradores.

 

Não espere que as pessoas adivinhem as ações da empresa. Tenha canais de comunicação para divulgar os projetos, implementar uma intranet é sempre uma boa escolha.

 

Treine os líderes quanto a comunicação, eles devem ser os multiplicadores desse treinamento. A empresa é sistêmica, tudo acontece como uma engrenagem, tudo tem que estar correta e devidamente alinhado e a correta comunicação ajuda nisso.

 

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *