Pular para o conteúdo

Você já deve ter ouvido que a vida é feita de escolhas

10/04/2024
escolhas

A vida é cheia de escolhas, sim. Diariamente nos deparamos com diversas opções e alternativas e sempre temos que optar por uma.

 

Algumas escolhas podem impactar fortemente em nossas vidas e nos nossos objetivos.

 

Outras são simples escolhas básicas que começam quando acordamos. O que comer, o que vestir, o que fazer, como chegar ao nosso destino, que ônibus pegar ou que trajeto fazer.

 

Outros são mais complexos, como aceitar um convite para ir para uma nova posição profissional, outro local de trabalho, seja uma nova empresa ou na mesma empresa em outra cidade, ou ainda na mesma empresa, para fazer a mesma coisa que você já faz, mas em outra cidade.

 

Cada escolha que fazemos depende das nossas experiencias, de nossos conhecimentos, crenças, valores, objetivos e algumas vezes somos pressionados a fazer. Sim, algumas vezes não temos muito o que pensar, é aquela velha história: “se não tem tu, vai tu mesmo” ou ainda “é o que tem para hoje”.

 

Muitos deixam “a vida levar”, esses pagam o preço pela falta de coragem de se posicionar frente às suas vidas e frente às suas carreiras. Engraçado, mas isso também é uma escolha.

 

Nem sempre acertamos, é verdade. Porque nunca teremos o controle total sobre todas as variáveis envolvidas em uma escolha e nem todas as consequências são previsíveis.

 

Só que todas as vezes que levantamos as possíveis vantagens e desvantagens que envolvem uma escolha, tornamos essa tomada de decisão mais consciente. Quando estudamos as vantagens e as desvantagens podemos aumentar nossas chances de fazer a melhor escolha, pois daremos preferência àquela que esteja alinhada com nossos valores e objetivos.

 

O que você quer para você?

 

Qual é o plano?

 

Por exemplo: quero emagrecer. Ok, então o que precisa ser feito? Fechar a boca e começar a fazer exercícios pode ser o básico, mas seu plano pode envolver incluir um profissional da saúde para te orientar, contratar um personal trainning para te ajudar, ou simplesmente buscar uma academia que tenha horários compatíveis com os seus e começar. Veja temos muitas escolhas para fazer, podemos parar para pensar ou simplesmente fazer sem pensar, ambas são escolhas.

 

Essa semana me deparei com uma querida amiga anunciando que aceitou novos desafios profissionais, que incluem uma mudança de cidade. Fiquei muito feliz por ela e lhe mandei uma mensagem. Em meio ao turbilhão da mudança, que envolve a busca de um novo lugar para morar e ainda cheia de medos e anseios do novo, ela me deu a entender que estava refletindo se a decisão foi realmente a certa.

 

Amiga, nem todas as decisões terão resultados perfeitos, e isso faz parte da vida.

 

Aprender a lidar com as consequências e ver cada decisão como uma oportunidade de aprendizado e crescimento, também faz parte de escolhas.

 

Depois de uma escolha vem a adaptação.

 

Adaptar-se a uma mudança é outro desafio. Mas a mudança é acompanhada de crescimento pessoal e aprendizado:

 

1. Aceite a mudança. Isso faz parte da vida. Aceite.

2. Encare a mudança como um caminho para novas experiências e possibilidades.

3. Tenha paciência. Sentir medo e desconforto é totalmente normal. Seja gentil consigo mesmo, se permita sentir e processar suas emoções.

4. Busque apoio de amigos, familiares ou colegas, compartilhar suas preocupações, medos e expectativas com pessoas de confiança podem te ajudar.

5. Defina metas realistas e concretas para o novo momento de sua vida. Qual o propósito dessa mudança.

6. Cuide de si mesmo, se alimente direito, durma o suficiente, faça exercícios.

7. Vai ficar tudo bem. Tenha atitude positiva.

 

Confie em você. Tudo vai ficar bem. Calma, acredite na sua capacidade de se adaptar e confie em si mesmo para enfrentar os desafios que a mudança vai trazer. Você vai tirar de letra.

 

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *