Muito mais do que um luxo, ter um consultor financeiro pessoa física pode ser muito boa para você que tem dificuldades em cuidar do seu dinheiro.
Conheço muitas pessoas que não entendem nada de finanças, que não se preocupam em aprender e que acham que é só ter o dinheiro na conta do banco para gastar.
Outros se perdem nas contas e fazem uma confusão no seu extrato bancário, esses muitas vezes só querem ter tranquilidade em relação às suas finanças.
O fato é que crescemos ouvindo sobre a importância de guardar dinheiro.
E como guardar dinheiro? Acho que fica mais fácil pensar, para que eu quero guardar dinheiro.
Assim como nas empresas nós também precisamos ter objetivos pessoais, seja mudar de casa, viajar ou mesmo comprar um carro, tudo isso são objetivos que podem ser atingidos quando nos planejamos para isso.
Para aqueles que não conseguem se planejar, ou aqueles que não tem tempo, ou mesmo aqueles que não entendem nada do assunto esses podem contratar um consultor financeiro.
A primeira tarefa de um consultor financeiro é a de analisar sua vida, sua situação atual. Nessa primeira análise é preciso que o cliente lhe conte tudo sobre suas dívidas, suas reservas, seus investimentos, sua saúde física, possíveis heranças, além de sonhos e planos para o futuro de curto à longo prazo.
Com base nessas informações o consultor irá ajudar a traçar um plano financeiro que sejam condizentes com sua realidade e suas metas e suas necessidades pessoais.
Não tenha vergonha! Uma pessoa com conhecimento pode te orientar como pagar suas dívidas, porque a partir do momento que é criado um “orçamento” fica mais fácil pagar o que deve e começar a guardar dinheiro.
Indispensável alertar que esse profissional deve ter conhecimento em finanças (óbvio), investimentos, tributos, além disso ele deve ser um bom negociador, deve conhecer os caminhos e as alternativas de como renegociar dívidas.
No que investir? Quanto investir? Que tipo de investimento fazer? Todas essas perguntas são sanadas quando o consultor entende o que o cliente quer e qual o tipo de perfil do cliente, se arrojado e que por isso gosta de se arriscar e não se importa em perder dinheiro, quanto o conservador que prefere ganhar pouco, mas não perder nada. Com base nisso ele vai poder dizer aonde investir. Essas informações hoje são bem comuns em aplicativos bancários, porém um consultor pode transformar a impessoalidade de uma instituição bancária num trabalho personalizado.
Contratar um consultor financeiro pessoal é uma ótima decisão para melhorar sua vida financeira. Ele deve fornecer orientações e deve te educar financeiramente para te ajudar a entender o mercado e assim você tomar decisões mais acertadas quanto ao seu futuro.
Cuidado para não pegar qualquer pessoa, afinal você vai abrir sua vida para esse profissional, portanto busque por um consultor experiente, que de preferência que seja recomendado por alguém de sua confiança.
Antes de contratar esse profissional procure entender sua formação, se é certificado por algum orgão regulador, há quanto tempo trabalha com consultoria financeira, qual sua expertise, como vai ser o atendimento e como será a remuneração pelos serviços. Alguns consultores cobram uma taxa fixa, outros cobram um percentual sobre os ativos gerenciados por eles.
Leia outras colunas da Karla Küster aqui.